Bombeiro mais Velho do País Festeja 100 Anos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 20 de agosto de 2017

Bombeiro mais Velho do País Festeja 100 Anos


Com 100 anos de vida completados na sexta-feira, Luciano Viegas é o bombeiro mais antigo do País e uma lenda viva entre os habitantes de Melo. 

"É um herói e um exemplo para várias gerações de bombeiros que passaram pela corporação cuja fundação, há 81 anos, a ele se deve", afirma Rui Abrantes, comandante dos Bombeiros Voluntários da histórica vila do concelho de Gouveia. Família e amigos, com a colaboração da corporação, organizaram ontem uma festa para o centenário bombeiro que assegura que o segredo para a sua longevidade se deve a "uma alimentação regrada e à base de produtos naturais e ao ar puro da serra da Estrela". 

"A cabeça é que já não é o que era. Já não me lembro de muitas histórias e já perdi a memória dos incontáveis incêndios que ajudei a combater", diz o centenário. Mas o discurso sai bastante lúcido quando recorda os primeiros engenhos de combate a incêndios que ajudou a trazer para a corporação: "Eram bombas braçais sem qualquer motor. Tinham de ser deslocadas a pé, às vezes por quilómetros, e eram acionadas pela força dos bombeiros. Não era nada como o equipamento que usam hoje. Antigamente, era ainda mais perigoso", afirma. 

Tempos que Maria Viegas, de 67 anos recorda com a emoção de quem cresceu a ver o pai sair de casa a qualquer hora do dia ou da noite. "Lembro-me da angústia de temer que o meu pai já não regressasse a casa. Mas felizmente voltou sempre e hoje estamos aqui orgulhosos a celebrar os seus 100 anos de vida, e quase 90 dedicados aos bombeiros, que continuam a ser a sua segunda família", remata.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário