Proteção Civil Impõe Lei da Rolha Sobre os Fogos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Proteção Civil Impõe Lei da Rolha Sobre os Fogos


A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) proibiu, desde esta terça-feira à tarde, os comandantes de bombeiros operacionais distritais de darem informações sobre os incêndios. A ordem é do presidente da ANPC, que decidiu concentrar em si mesma a informação enviando um email aos operacionais no terreno.

A comunicação de emergência associada aos vários teatros de operações dos incêndios rurais em curso, atual ou futuro, passa doravante a ser centralizada no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS). (...) Esta orientação é imperativa e visa libertar os comandantes das operações de socorro para se concentrarem no essencial que é a conduta das operações de proteção civil", pode ler-se no email enviado aos operacionais a que a TVI teve acesso.

Para tanto, a Protecção Civil promete duas conferências de imprensa por dia. A primeira, às 09:00 e a segunda ao fim da tarde, às 19:00. Poderá haver um terceiro briefing caso se justifique.

Segundo apurou a TVI, cabe aos Comandantes Operacionais Distritais da Proteção Civil garantir informação ao Comando Nacional "com a máxima brevidade possível sempre que, no quadro das ocorrências em curso, seja necessário proteger aldeias, aglomerados ou habitações em risco e sempre que haja evacuações previstas ou em curso".

Trata-se de informação a ser fornecida para as conferências de imprensa dadas na sede da Proteção Civil, em Carnaxide.

De acordo com a instituição, estas conferências de imprensa têm como objectivo libertar os comandantes dos bombeiros da tarefa de actualizarem a comunicação social no local para se concentrarem exclusivamente no combate aos incêndios.

A TVI sabe que esta situação inédita está a causar mal-estar junto de vários comandantes operacionais.

TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário