Obra de 400 mil euros arranca esta semana no quartel de bombeiros de Santo André - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Obra de 400 mil euros arranca esta semana no quartel de bombeiros de Santo André


As obras de remodelação do quartel dos bombeiros de Vila Nova de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, Setúbal, arrancam esta semana, num investimento superior a 400 mil euros, indicou hoje o presidente da associação.

O atual parque de viaturas vai dar lugar a camaratas, vestiários, balneários, uma central de comunicações, salas de bombeiros, de reuniões e de trabalho e uma central de despacho, explicou à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Santo André, Fonseca Santos.

Considerada pelo presidente da associação uma obra "absolutamente necessária para dar condições aos bombeiros", a remodelação do quartel, inaugurado em 2002 e onde trabalham cerca de 50 pessoas, entre funcionários e voluntários, começa ainda "esta semana", tendo já sido montado o estaleiro no local.

Com "camaratas diminutas" e "sem balneários", Fonseca Santos reconheceu que atualmente "não há condições de trabalho", esperando com o investimento resolver a situação.

O projeto de remodelação do quartel, com um prazo de execução de 10 meses, é comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) em 85%.

O restante valor da empreitada é assegurado pela própria associação, que, além dos 15%, vai investir mais 42 mil euros que não estavam inicialmente previstos e que, por isso, não estão incluídos na candidatura, fazendo subir para 442 mil euros o custo total da obra.

Para assegurar o valor não comparticipado do investimento, "mais de 100 mil euros", a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo André tem estado a promover, desde o final do ano passado, uma campanha de angariação de fundos, que já permitiu juntar 22 mil euros.

O município de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, decidiu, por seu turno, financiar o projeto em cerca de 52 mil euros, metade do valor não comparticipado pelo POSEUR.

"A Câmara de Santiago do Cacém disponibilizou-se para ajudar, uma vez que a candidatura ao POSEUR foi aprovada, mas há uma verba que não entrou na candidatura e ainda há a parte não financiada e nós, dentro dessa verba, assumimos o pagamento de 50% do valor", disse à agência Lusa o presidente do município, Álvaro Beijinha.

Além da verba destinada à obra, a autarquia de Santiago do Cacém apoia habitualmente as quatro associações de bombeiros existentes no concelho com a atribuição de uma verba anual de 12.500 euros a cada, estando ainda a seu cargo o pagamento dos seguros de todas as viaturas das corporações.

O quartel dos bombeiros que vai ser remodelado está localizado na freguesia de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, a cerca de 10 quilómetros do complexo industrial de Sines.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário