Os incêndios que deflagraram em Pedrógão Grande e estenderam-se a outros concelhos da região Centro tiveram o condão de elevar o papel dos bombeiros a heróis nacionais.
Entre esses heróis anónimos esteve David Nogueira (Didi), um guarda-redes habituado a fazer grandes defesas, mas, desta vez, Didi foi o ‘homem do jogo’ ao defender… vidas. O guardião da AD Figueiró dos Vinhos, equipa que subiu este ano ao principal escalão do futebol distrital de Leiria, é bombeiro voluntário, e se um guarda-redes já está habituado a ‘apagar fogos’ dentro do campo, Didi levou essa expressão a outro nível na passada semana, marcando presença no ‘teatro de operações’ durante horas a fio.
“Estava de prevenção nos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos e, por volta das 14h45, fomos chamados para Pedrogão Grande. No início pensávamos que era um incêndio dito ‘normal’, mas com o passar das horas, com as notícias de vítimas, carros e casas destruídos, apercebi-me da gravidade da situação. Obviamente que isso mexeu com o meu psicológico, mas depois de confirmar que os que me são mais próximos estavam bem, batalhei ao lado dos meus colegas para ajudar tudo e todos”, contou Didi, adiantando que foram dias de muito cansaço.
Fonte: Diário de Leiria
Sem comentários:
Enviar um comentário