Secretário de Estado "otimista", apesar da área já ardida este ano - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Secretário de Estado "otimista", apesar da área já ardida este ano


O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, mostrou-se hoje otimista relativamente à fase mais crítica dos incêndios florestais, apesar de este ano já terem ardido onze mil hectares.

"Onze mil hectares ardidos até hoje é algo de preocupante. O ano passado foi muito mau em termos de incêndios e, no período homólogo, tínhamos 360 hectares ardidos. É uma diferençazinha um pouco assustadora", admitiu, durante a cerimónia de apresentação do Plano Operacional do Distrito de Viseu.

Aludindo às várias fases de combate a incêndios florestais (Bravo, Charlie e Delta), Jorge Gomes lamentou que quase pareça que já se está na fase Charlie.

"Se continuarmos a este ritmo, andamos a baixar o défice do país e a aumentar o número de incêndios", afirmou.

No entanto, o secretário de Estado disse acreditar que o período mais crítico "vai correr bem".

"Acredito que vamos ter a capacidade de no período mais grave, no período mais quente, sermos capazes de não deixar avançar as áreas ardidas e que vamos trabalhar para termos um bom ano de incêndios", afirmou.

Em termos de efetivo, o distrito de Viseu terá 558 operacionais de várias entidades durante a fase Bravo, 735 na fase Charlie e 430 na fase Delta.

Segundo o comandante distrital de operações de socorro, Miguel David, no que respeita a meios aéreos, haverá quatro durante a fase Bravo, seis durante a fase Charlie e quatro durante a fase Delta.

"Teremos preparados cinco grupos de combate de âmbito distrital para reforço imediato no distrito e contribuiremos com um grupo de reforço de incêndios florestais para eventuais reforços fora do distrito", referiu.

O distrito terá ainda quatro veículos de comando e comunicações, seis máquinas de rasto propriedade de câmaras municipais, uma equipa de análise e uso de fogo de âmbito nacional e uma equipa de apoio às operações com máquinas de rasto de âmbito distrital, acrescentou.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário