Incêndios- Governo aponta "mortes zero" como objetivo do Dispositivo Especial de Combate - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Incêndios- Governo aponta "mortes zero" como objetivo do Dispositivo Especial de Combate



O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, apontou hoje a inexistência de mortes como o principal objetivo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2017, durante a apresentação do Plano Operacional do Distrito de Leiria.

"A nossa grande preocupação é conseguir o que conseguimos o ano passado: mortes zero. É um dos desígnios. Já morreu gente a mais nos incêndios. Os nossos operacionais têm de chegar todos a casa. É uma vontade do governo, do comando nacional e de todos os autarcas", reforçou o secretário de Estado.

Jorge Gomes afirmou que este ano vai haver um "DECIF mais aperfeiçoado", apesar de o ano ter começado "menos bem", pois já arderam "9.000 hectares".

"É um ano que está a ser atípico. Mas também o que ardeu já não vai arder. Houve um abuso excessivo das queimadas, do pastorício, uma tentativa de renovação de pasto e descontrolo, porque as pessoas fazem-no à revelia das autoridades, o que pode dar resultados negativos".

A integração das Forças Armadas no DECIF e dos presidentes de Junta, que receberam formação específica, foram "alterações muito importantes", segundo o governante, que entende ser um "complemento" ao trabalho dos bombeiros.

"As forças armadas não vão combater os incêndios, mas complementar o trabalho de proteção e rescaldo", afirmou, salientando que o papel dos presidentes de Junta é "importante junto das populações", que "melhor conhecem".

Garantir a autonomia alimentar dos operacionais é outra novidade do DECIF deste ano. Jorge Gomes anunciou que os bombeiros vão para o teatro de operações com uma "ração de combate para 24 horas".

"Espero que consigamos por todos que este seja um ano com muito sucesso, muito poucos incêndios e que nunca esqueçamos isto: um incêndio só é grande porque não o apagamos quando nasceu. Daí a importância da primeira intervenção. A proteção civil somos todos nós e Portugal sem fogos depende de todos nós", sublinhou o secretário de Estado.

O comandante distrital de operações de Leiria, Sérgio Gomes, revelou que o plano operacional, na fase mais crítica - de 01 de julho e 30 de setembro - vai contar com 82 equipas, num total 501 operacionais e 112 veículos.

"O dispositivo garante em permanência uma resposta operacional e será articulado e adequado em conformidade com o grau de gravidade e a probabilidade dos riscos considerados. Assenta na operação, coordenação e gestão da informação", informou.

Sérgio Gomes também sublinhou que "a permanente segurança das forças é grande objetivo para concluir o dispositivo com êxito".

Considerando que o "dispositivo está consolidado e devidamente estabilizado", o comandante distrital revelou que "não cresceu em quantidade, mas em qualidade".

"A principal ameaça é pensar que o problema está resolvido e temos de ter em conta as condições meteorológicas extremas, a acumulação de biomassa e o elevado número de ignições que estamos sujeitos todos os anos", frisou, ao revelar que, desde 01 de janeiro, o distrito de Leiria já registou 207 ocorrências, com um total de 200 hectares de área ardida. "Só para refletirem: em 2014 arderam 100 hectares durante todo o ano".

A estratégia a adotar assenta na "monitorização permanente, na deteção precoce, pois quanto mais rapidamente for detetada a ocorrência maior será a probabilidade de êxito do combate, e o despacho imediato de meios musculados para o teatro de operações".

Está previsto ainda o pré-posicionamento de quatro brigadas de combate a incêndio: duas em Leiria, uma em Pombal e outra em Alcobaça. Estão disponíveis oito bombeiros para operações aéreas, seis equipas de reconhecimento e avaliação da situação e sete veículos de comando operações e comunicações.

Estão estacionados nos centros de meios aéreos de Pombal e Figueiró dos Vinhos, um meio aéreo.

Sérgio Gomes alertou que as máquinas de rasto são um "ponto fraco" no dispositivo. "Só o Município de Pombal dispõe desde equipamento, o que é manifestamente insuficiente para as nossas necessidades. Espero que nos próximos anos consigamos essa maquinaria, porque é importante nas ações de combate e de rescaldo".

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário