Bombeiros Vão Apostar no Ataque Inicial para Diminuir Área Ardida - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Bombeiros Vão Apostar no Ataque Inicial para Diminuir Área Ardida


Apostar no combate inicial aos incêndios, dominando-os antes de atingirem grandes proporções, vai continuar a ser a grande estratégia dos bombeiros do distrito de Santarém para reduzir ao máximo a área ardida na região.

A informação foi dada esta quarta-feira, 26 de abril, pelo Comandante Distrital Operacional (CODIS), Mário Silvestre, durante a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para o distrito de Santarém.

Segundo Mário Silvestre, durante a chamada fase "Charlie", de 1 de julho a 30 de setembro, o distrito vai ter 320 bombeiros disponíveis 24 horas por dia e contará com 10 brigadas prontas a sair sempre que haja alerta amarelo ou superior, números idênticos aos do ano passado.

No apoio aos bombeiros haverá ainda 17 equipas dos sapadores florestais, 14 das associações de produtores florestais e 9 da associação de empresas da AFOCELCA.

Além dos meios humanos, o DECIF de Santarém terá 50 veículos de combate a incêndios e 23 autotanques em regime de prontidão imediata na fase "Charlie", além dos restantes meios das várias corporações do distrito e, se necessário, dos distritos vizinhos.

O dispositivo distrital vai estar organizado em cinco grupos de combate a incêndios, com duas viaturas de comando e comunicações (uma sediada em Pernes e outra em Ferreira do Zêzere), e quatro meios aéreos (um helicóptero pesado e um ligeiro em Ferreira do Zêzere, um médio no Sardoal e um ligeiro em Pernes). A AFOCELCA disponibilizará também um meio aéreo localizado em Abrantes.

Ao todo, no distrito de Santarém existem cerca de 1.700 bombeiros mobilizáveis sempre que as condições o imponham.

Fonte: Rede Regional

Sem comentários:

Enviar um comentário