Começou a tocar clarim na fanfarra dos bombeiros de Castelo de Vide, terra que o viu nascer, e hoje é adjunto nacional da proteção civil, depois de mais de uma década no comando distrital de Portalegre.
O percurso de Luís Belo Costa foi homenageado, esta quinta-feira, em Castelo de Vide, num jantar que reuniu cerca de 130 pessoas.
Belo Costa começou por lembrar o início da sua carreira nos bombeiros e por fim, deixou um desafio aos agentes da proteção civil do Alto Alentejo, para que se mantenham unidos em prol de um distrito seguro.
Tudo aponta para que a proteção civil fique em boas mãos. Rui Conchinha, o novo Comandante Operacional Distrital de Portalegre, partilha das mesmas convicções de Belo Costa, o amigo de infância, com o qual, desde tenra idade, abraçou a causa dos bombeiros.
Em representação da Federação Nacional de Bombeiros, Adriano Capote, mostrou-se convicto de que Belo Costa, tendo sido bombeiro, nunca vai esquecer o papel importante dos soldados da paz na “máquina” da proteção civil.
Já Francisco Louro, presidente da Federação Distrital de Bombeiros do Distrito de Portalegre, destacou o papel da família de Belo Costa no seu percurso profissional e enalteceu o facto do homenageado colocar sempre o seu saber ao dispor de todos.
Também o último Governador Civil de Portalegre, Jaime Estorninho teve uma palavra a dizer sobre o percurso de Belo Costa.
Jaime Estorninho lembrou que Belo Costa iniciou trabalhos sem uma única viatura de comando e deixou Portalegre com o mais moderno comando operacional distrital do país.
O anfitrião da homenagem, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita sublinhou a importância do distrito de Portalegre ter pessoas em centros de decisão e que convivam com o poder central, o que pode traduzir-se em benefício para a região.
A homenagem da Federação Distrital de Bombeiros do Distrito de Portalegre a Luís Belo Costa, decorreu esta quinta-feira em Castelo de Vide.
Carla Aguiã
Radio Portalegre
Sem comentários:
Enviar um comentário