Mensagem de Despedida do CODIS de Viana do Castelo - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Mensagem de Despedida do CODIS de Viana do Castelo


Durante 9 anos na Protecção Civil, somente por uma vez abordei assuntos da ANPC nesta rede social e então para manifestar a alegria por ver a cidadania do meu Pequenote, quando Viana do Castelo projectou o 1º GRIF da história em em apoio externo, naquele caso aos nossos amigos de Vila Real.

Antes do meu fim de funções na próxima quinta-feira, será a 2ª vez que uso esta rede, agora para reproduzir o meu email de despedida de funções, enviado às diversas entidades. Àqueles que por lapso ou cansaço não foram lembrados no email de despedida, as minhas desculpas.

"Caros(as) Amigos(as),

Em 01 de Junho de 2008, iniciei funções nesta grande casa que é a Autoridade Nacional de Protecção Civil, então como Adjunto de Operações Distrital de Braga (num convite endereçado por um SENHOR e a quem, na minha humilde opinião, o país tanto deve pela evolução que se registou na Protecção Civil: Major-General Arnaldo Cruz, ex-Presidente da ANPC e que aqui merece o meu público reconhecimento pela postura digna que sempre emprestou à ANPC), para fazer parte de uma equipa com dois SENHORES da Protecção Civil Nacional: CODIS Hercílio Campos e 2º CODIS Paulo Dias.

A 18 de Outubro de 2010 fui convidado para assumir funções como 2º Comandante Operacional Distrital de Braga (cargo até então superiormente desempenhado pelo meu amigo Eng. Paulo Dias e que entretanto se aposentara), entrando para a equipa o meu AMIGO Vítor Azevedo, então como Adjunto de Operações Distrital de Braga.

Foram cinco anos em que tive o prazer de privar com gente do melhor no distrito de Braga! Desde os Municípios (Presidentes de Câmara, SMPC, GTF), representantes dos Agentes de Protecção Civil, Corpos de Bombeiros (ainda guardo no coração tantos, sejam do Comando, sejam do Quadro Activo), mas sobretudo aquela que era a minha família do CDOS de Braga! Não vos vou nomear individualmente, mas sabeis o quanto significais!

A 3 de Junho de 2013, foi-me lançado um novo desafio: assumir o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, face à nomeação de um outro SENHOR da Protecção Civil, como CADIS Norte, o meu AMIGO Coronel Paulo Esteves.

Foram mais de 3 anos e meio que dediquei à causa da Protecção Civil neste distrito.

Em prol desta causa, vesti a camisola o melhor que pude e soube, dedicando grande parte da minha vida, horas e dias, nesse tremendo desígnio que é a Protecção de Pessoas, Bens e Ambiente, quantas vezes com prejuízos familiares e com a tristeza dos “pequenotes” por não terem o pai aos fins-de-semana ou naquelas festas que tanto os marcam, ou o (des)acompanhamento ao meu pai quando esteve na mesa de operações, numa situação crítica de saúde, tal era a situação operacional que se vivia no Distrito de Viana do Castelo.

Ciente que é sempre possível fazer mais e melhor, e nem sempre é possível agradar a todos, fiz sempre questão de adormecer com a consciência de que tinha dado o melhor de mim, na resolução dos problemas que ao CDOS eram colocados.

Foram anos enriquecedores! Foram anos que jamais esquecerei! Foram anos de experiências únicas! Foram anos em que tive a honra e o prazer de trabalhar com os melhores e, mais importante, criar amizades para a vida!

Foi-me dada a oportunidade de frequentar em 2015 o Community Mechanism Introduction Course na Croácia e ainda há poucos dias no passado mês de Janeiro, na Alemanha, o Operation Management Course do Mecanismo Europeu de Protecção Civil (concluído com sucesso) e que me certifica como “Expert” (Especialista) do Mecanismo Europeu de Protecção Civil, podendo integrar ou até mesmo liderar equipas europeias projectadas em apoio a catástrofes noutros países. Que experiência maravilhosa e que possibilidade de adquirir ensinamentos com os melhores especialistas Europeus. Obrigado à ANPC por me ter permitido tal!

No entanto, a vida é feita de mudanças e face às recentes alterações que se verificaram ao nível da Presidência e do Comando Nacional, na ANPC, foi entendimento superior da necessidade de apostar em novos rostos que “melhor encarnem a nova filosofia” que se pretende emprestar à ANPC.
Assim, fui chamado na passada sexta-feira à tarde à Sede da ANPC, onde tomei conhecimento, que foi superiormente decidido substituir o Comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo, pelo que cesso funções no próximo dia 16 de Fevereiro de 2017.

Estamos na causa pública, pela causa pública, pelo que … faz parte da vida.

Desejo obviamente a todos aqueles que continuam empenhados na nobre causa do socorro, de norte a sul do país, o melhor sucesso na missão, porque esse sucesso é a garantia do bem-estar da nossa população.

Permitam-me uma breve dissertação: sou da humilde opinião que a causa da Protecção e Socorro, juntamente com a Saúde e a Segurança, são aquilo que de mais valioso existe para todo e qualquer de nós e que mais desejamos para os que nos são queridos. Na hora da necessidade, legitimamente desejamos ser devidamente socorridos, mas sobretudo, (in)conscientemente, desejamos não sentir a necessidade do socorro. Pelo que aprendi ao longo destes quase 9 anos na ANPC, sou de opinião que a Protecção Civil deve ser discreta, sem alarmismos, mas sobretudo sem vaidades balofas e falsas demagogias para a comunicação social. Deverá ser/estar assente em planeamento, formação, treino e actualização constantes e, sempre que possível, assente na experiência de elementos com conhecimento, que garantam estabilidade operacional e sobretudo de cordiais relações interinstitucionais, numa área que não (deveria) deverá estar sistematicamente sujeita a ciclos, que nem sempre se adequam ao esperado pelo cidadão. Resumiria esta breve dissertação dizendo: A Protecção Civil Começa no Cidadão, acaba no Cidadão, para o Cidadão. Se todos (mantivéssemos) mantivermos este foco, todos (sairíamos) sairemos a ganhar…

Após esta abusiva dissertação e, não querendo ser exaustivo, mas correndo o risco de injustamente esquecer alguém, permitam-me agradecer a todos aqueles que fizeram o favor de “estar lá”, sempre que deles precisei, ou melhor, sempre que os nossos cidadãos deles precisaram.

Aos Municípios, a todos os Municípios, mas permitam-me uma palavra especial ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente da Comissão Distrital de Protecção Civil, Eng. José Maria da Costa, pelo apoio e disponibilidade permanente e que em 2016 tantas e tantas horas disponibilizou no apoio à grave situação que se viveu no nosso distrito.

Aos Serviços Municipais de Protecção Civil e aos Técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais, a colaboração e a disponibilidade que sempre tiveram em aceder às minhas solicitações.
Às Juntas de Freguesia, pela colaboração permanente, fosse em sede de operações, fosse em treinos operacionais dos agentes de protecção civil ou sessões de sensibilização.

Às Entidades Colaborantes, Agentes de Protecção Civil e aos Oficiais de Ligação ao CCOD, da GNR, da PSP, do INEM, da Autoridade Marítima, das Forças Armadas, da Polícia Judiciária, da Federação de Bombeiros, da AFOCELCA, …, que às quartas-feiras ou sempre que se justificava, se disponibilizavam para colaborar na causa, empenhando o melhor de si.

Às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, e a todos aqueles homens e mulheres, bombeiros sem farda, que de forma voluntária e anónima, nos órgãos sociais das mesmas, tudo fazem para dar as melhores condições aos que nos seus Corpos de Bombeiros prestam socorro.

Aos OPERACIONAIS!

Aos Operacionais dos Corpos de Bombeiros do Distrito! Aos NOSSOS BOMBEIROS e BOMBEIRAS!! Aos homens e mulheres que no dia-a-dia se entregam à causa, de alma e coração, como elementos de Comando ou Operacionais do Quadro Activo. A todos aqueles que, quer nas mais pequenas ocorrências e que por vezes passam despercebidas, quer nas maiores e mais mediáticas, dão o melhor de si a salvar o próximo e o que ao próximo pertence.

Àqueles elementos de Comando que estavam sempre lá e com quem tantas horas passei no terreno ou ouvia constantemente no SIRESP e que, correndo o risco de me esquecer injustamente de alguém, não posso deixar de mencionar o Carlos Lima, o José Cruz e o Pimenta, o Filipe Guimarães, o Pinto e o Mota, o Saraiva e o Mário Alberto (a sineta fazia toda a diferença!), o Passos (a quem tinha que mandar embora das ocorrência, porque nunca abandona a luta!) e o Hélder, o Corujeira, o Filipe Esteves, o Vieira (pau para toda a obra, só é pena ser Portista!) e o Gonçalves, o Machado e o Carlos Pereira e o Pedro! Mas não me posso esquecer de três que já não estão mas que foram inexcedíveis enquanto presentes: Veiga Rodrigues de Valença, bem como o Gaspar e o Gonçalves de Melgaço! Iam a todas e sempre com os seus homens!!

Permitam-me também aqui prestar a devida vénia aos elementos de Comando do distrito de Viana do Castelo que, de forma totalmente voluntária, “perderam” horas e dias no apoio à actividade formativa e de treino operacional, promovida pelo CDOS. Senhores Comandantes e demais elementos de Comando, permitam que perante Vossas Excelências me curve pelo quanto dão em prol desta causa.
Digo-o com a firme convicção destas palavras: somente a dedicação, o empenho, o brio, o amor à causa e a excelência da qualidade dos Bombeiros e Bombeiras de Viana do Castelo permitem que se façam tantas omeletes com tão poucos ovos!! Onde quer que estejam, digam com orgulho que são Bombeiros de Viana do Castelo!

Caros Bombeiros e Bombeiras de Viana do Castelo: Mais que uma honra, foi um PRIVILÉGIO ser Vosso Comandante Distrital. Viana do Castelo deve-vos tanto…

Permitam-me ainda, nos Operacionais, que particularize elementos que tanto dão de si e com quem tive o privilégio de aprender! As Instituições existem, mas são aquilo que as pessoas que as representam, delas fazem, em cada momento. 

Aos meus amigos Capitão Moreira e Sargento-Ajudante Araújo dos GIPS da GNR! Obrigado! Não mudem! Continuem a ser quem são! Certamente que a população e todos os que contribuem para a causa do socorro, agradecem! Jamais esquecerei os telefonemas nas horas difíceis, disponibilizando apoio. Transmitam por favor este agradecimento aos homens que superiormente Comandam. Ao Capitão Branco do SEPNA da GNR. Que exemplo de disponibilidade e amor à causa! Ao Dr. António Táboas do INEM. A sua permanente preocupação e disponibilidade! A forma como esteve presente nas situações difíceis e os telefonemas constantes!! Aos Eng. Marcos Liberal e Eng. Miguel Portela do ICNF (e ainda a um SENHOR que já não se encontra lá: ENG. ANTÓNIO VIVAS que em 2013, mesmo sendo CPE de Braga, tantas horas deu em apoio ao nosso distrito) e às Equipas de Sapadores Florestais! Aos Comandantes Gonzalez dos Paços, Cervaens Costa e Pato Risso, da Autoridade Marítima! Ao Ramos da AFOCELCA!

Às pessoas de bem da ANPC e que são tantas que me abstenho de enunciar, que por esse país fora tanto dão de si! No entanto, nesta hora tenho mesmo que relembrar alguns que já não se encontram na “casa” e com os quais foi um orgulho trabalhar. O Dr. Gamito Carrilho e a paixão com que se dedicava a esta causa e os telefonemas de estímulo naquelas ocorrências mais difíceis! Obrigado! Os Ex-Presidentes Manuel Couto e Grave Pereira. Os Ex-CONAC Gil Martins e José Manuel Moura (o Vaz Pinto ainda cá continua, mas não me esquece), a Maria João Lira, o André Couto, o Cunha da Cruz,… 

Finalmente aos que todos os dias aturavam directamente o meu mau feitio!
Aos CPO’s (para além dos elementos de Comando que já referi acima tenho que realçar o Pinto e o Cadilha, mais dedicados ao apoio à Sala) e Operadores de Reforço, quer no CDOS, quer no CMA. D. Rosa, continue a tratar bem daquele pessoal do CMA!! A todos vós que mesmo não estando escalados, quando viam a situação agravar, de imediato se disponibilizavam a apoiar!
Aos meus COLABORADORES do CDOS de Viana do Castelo!

Aos que já não estão, mas deixam saudades como a Dra. Telma e a D. Júlia.
Ao Eng. Jorge! Às suas voltas em volta da Segurança contra Incêndios em Edifícios, Planeamento de Emergência, Ordenamento do Território, Sensibilização, …! Um só Técnico para tantas áreas!
À D. Ana, à Susana e à Joana pela dedicação, paciência e preocupação exemplares naquela burocracia! Obrigado por tantas vezes me avisarem que entrava de férias, quando eu próprio me esquecia!

Ao Rui, à Lina, ao Paulo, à Daniela, ao Rafael, à Liliana, ao Ricardo, ao Carlos, à Joana e à Sofia. Hoje prometo não falar de futebol!! A vossa calma e serenidade, mesmo nas situações de extremo stress que se passavam na sala de operações eram a garantia de total controlo sobre toda e qualquer situação!

De uma forma muito especial ao meu Chefe de Sala, Lages e Chefe de Sala Substituto, Vítor, meus prontos-socorros em tudo! A disponibilidade permanente, dia e noite, sábados, domingos, fosse nas operações, fosse na formação, fosse na papelada … Levo a Vossa lealdade no coração. Ainda tenho esperança de dar a volta ao Vítor e provar-lhe até quinta-feira, que o Benfica é uma nação!
Não sei como VOS agradecer a todos as horas e horas dadas, muito para além da hora de picar o ponto! Como diz um nosso amigo comum, “Viana do Castelo não é melhor, nem pior. É diferente!” Mas de uma coisa tenho a certeza: Pode haver igual, mas não há melhor!!

Não me esqueço, nem posso esquecer de quando cheguei ao CDOS de Viana do Castelo em 2013. Era um novo desafio, num mundo novo! A integração apresentava as dificuldades que qualquer integração num novo projecto apresenta. Ainda me lembro dos primeiros dias. Todos foram exemplares na forma como me receberam e abriram portas. Mas nesta hora não me posso esquecer de duas pessoas.

O Comandante Paulo Esteves, meu antecessor na função. A permanente disponibilidade, a colaboração, as horas passadas em apoio ao CDOS naqueles dias especialmente complicados e as palavras de apoio e incentivo, jamais serão esquecidas… Que perda para a causa do socorro a sua saída!!

O meu 2º Comandante de sempre, Robalo Simões!! Simplesmente posso dizer-te: Obrigado! Obrigado por tudo o que deste de ti a esta nobre causa! Obrigado por tudo o que me ensinaste! Obrigado por seres como és! Obrigado por teres sido ao longo destes anos, o meu braço direito, esquerdo, …! Obrigado por seres daquilo que, infelizmente para a nossa sociedade, cada vez se vê menos: um SENHOR! Nunca esquecerei!

Espero, do fundo do coração, que um dia alguém reconheça de forma oficial e digna aquilo que Vocês merecem!

Finalmente, permitam-me (quem me conhece sabe que sou um sentimentalista), que termine com uma palavra àqueles que mais prejudiquei nestes quase nove anos. Um obrigado, perdão, um GRANDE OBRIGADO à minha mulher e aos meus dois pequenotes pela compreensão. Tantas e tantas vezes ficaram em segundo plano, quando a causa do socorro a isso obrigava…

A todos, o meu obrigado e bem hajam!"

Armando Silva
Comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário