Apresentação Pública do Programa de Desfibrilhação Automática Externa Comunitário da Freguesia do Parque das Nações - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Apresentação Pública do Programa de Desfibrilhação Automática Externa Comunitário da Freguesia do Parque das Nações

Decorreu hoje a Apresentação Pública do Programa de Desfibrilhação Automática Externa Comunitário da Freguesia do Parque das Nações, em Lisboa.

Este Programa de DAE comunitário visa proteger os residentes, trabalhadores e visitantes da Freguesia do Parque das Nações, tendo sido instalados 9 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) na via pública e 1 DAE no carro patrulha da esquadra local da PSP. Foi ministrada formação em Suporte Básico de Vida e DAE a residentes, colaboradores da Junta de Freguesia e a 12 agentes da PSP.

A paragem cardiorrespiratória de origem cardíaca é a principal causa de mortalidade nos países ocidentais. Em Portugal estima-se que ocorram 10.000 casos todos os anos. Atualmente apenas 3% das vítimas sobrevive.

Trata-se do primeiro Programa DAE comunitário em Portugal.
O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax da vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico. Este equipamento analisa o ritmo do coração, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados, e indica ou não a administração de um choque segundo um algoritmo pré-definido.

A sessão de apresentação deste Programa contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações; José Moreno (coordenador da Proteção Civil local); Vereadora da CML, Paula Marques;

Nuno Delgado (judoca e medalhado olímpico);
Apresentadora Barbara Guimarães; Apresentador José Figueiras e Representantes do INEM e da PSP

INEM

Sem comentários:

Enviar um comentário