Numa semana, desapareceram em Gondomar quase 1500 hectares de zona florestal, o triplo da área ardida entre 2006 e 2013, revelou, esta quinta-feira, o presidente da Autarquia, Marco Martins.
"São números assustadores", admite o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, apesar de sublinhar que o balanço só não é pior graças ao dispositivo que, há sete dias, está no terreno e que tem sido "incansável e inexcedível".
"No concelho de Gondomar, há uma semana, tínhamos 37 hectares de área ardida. Hoje, temos 1431 hectares", revelou Marco Martins, deixando claro de que o balanço poderia ter sido bem mais negativo:
"Só foi possível ter este número reduzido porque o dispositivo tem sido incansável, inexcedível, desde bombeiros, à GNR, às outras forças de segurança e à própria população, que tem sido bastante solidária.
São números assustadores mas, felizmente, em Gondomar, ainda temos por arder mais 50 mil hectares", mencionou.
Referindo que a prioridade atual, além do combate, é "confinar e prevenir", o presidente da Câmara de Gondomar revelou que, às 19 horas desta quinta-feira, será feito um ponto da situação para se avaliar se será necessário manter o Plano Distrital de Emergência.
Fonte:JN
Sem comentários:
Enviar um comentário