Itália é o único país da União Europeia a enviar ajuda - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Itália é o único país da União Europeia a enviar ajuda

A Itália é, para já, o único país da União Europeia a disponibilizar ajuda a Portugal para combater os fogos florestais, além de Espanha, que enviou, há dois dias, dois Canadair para combater as chamas no distrito de Viana do Castelo.
 
Apesar do Governo português ter feito, quarta-feira, um apelo à ajuda da União Europeia para combater os fogos florestais que estão a afetar o país, para já apenas a Itália enviou meios aéreos.
 
Segundo a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, deverá chegar um Canadair italiano até ao início da tarde desta quinta-feira.
 
"Neste momento, temos dois Canadair, vindos de Espanha, ao abrigo do Acordo de Cooperação Transfronteiriça, que estão a operar no distrito de Viana do Castelo.
 
Temos dois Canadair a operar em Castelo de Paiva, vindos de Marrocos e que chegaram de madrugada e temos dois Canadair nossos que estão em Arouca.
 
Por volta das 13 horas, deverá chegar um Canadair vindo de Itália mas ainda não sabemos onde irá operar", revelou a ministra da Administração Interna, no final de uma reunião, em Gondomar, para se inteirar da situação atual atual no concelho em termos do combate a fogos.
 
Constança Urbano de Sousa deixou, entender, que não será a ajuda desejável, ao afirmar: "É a ajuda que conseguimos ter, neste momento, e estamos naturalmente muito agradecidos, sobretudo em relação à operacionalidade com que os meios marroquinos chegaram a Portugal".
 
E confirmou: "Neste momento, o único país da União Europeia que ofereceu ajuda a Portugal, além da Espanha que já nos está a ajudar há algum tempo, foi a Itália".
 
O Governo pediu também ajuda à Rússia mas a resposta ainda não chegou.
 
A ministra confia, contudo, que será favorável. "A Federação Russa sempre nos manifestou disponibilidade", referiu Constança Urbano de Sousa, explicando que foram pedidos "meios aéreos muito pesados, com muita eficácia e com grande capacidade de projeção de água no terreno".
 
Quanto ao envio de meios aéreos para a Madeira, a ministra lembrou que a decisão compete ao Governo Regional. "É uma questão autonómica.
 
O Governo Regional da Madeira tem autonomia para decidir em termos de Proteção Civil os meios de que necessita.
 
Portanto, não é o Governo da República que se deve imiscuir nesta questão.
 
Neste momento, teria que ser feito um estudo até para saber da viabilidade da operacionalidade desses meios".
 
A ministra aproveitou a deslocação a Gondomar para agradecer o empenho de todos os agentes de Proteção Civil, que se encontram no terreno a combater incêndios.
 
E reiterou o apelo à população para que não assuma comportamentos de risco, até porque, "até ao dia 16, espera-se um aumento da temperatura".
Fonte:JN

Sem comentários:

Enviar um comentário