Liga de Bombeiros Portugueses Completa 86 Anos - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Liga de Bombeiros Portugueses Completa 86 Anos

No dia em que a nossa Confederação, 18 de Agosto, completa 86 anos de uma vida plena e intensa na defesa de todos os Bombeiros Portugueses cabe fazer uma saudação especial aos que os que neste momento e nas últimas semanas deram o seu melhor no combate ao flagelo dos incêndios florestais.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) foi criada hĆ” 86 anos por um grupo de visionĆ”rios no sentido de congregar esforƧos e vontades para a criação de uma estrutura comum aos bombeiros voluntĆ”rios, dirigentes, funcionĆ”rios, comandos, associaƧƵes e corpos de bombeiros municipais e sapadores. Tratava-se de agregar um conjunto de projectos comuns a todos, na organização, na apresentação e na formação para o socorro, abordagem inovadora Ć  Ć©poca e que ainda hoje se mantĆ©m actual. 

Essa actualidade é ditada pela dedicação à causa, vontade e capacidade permanentes na defesa intransigente da sua faceta eminentemente voluntÔria, da sua disponibilidade total para a prestação do socorro ao seu semelhante, da busca permanente de novos conhecimentos e técnicas para agilizar esse socorro e o esforço também permanente para obtenção de mais e melhores ferramentas para o efeito. Dentro deste paradigma da defesa de vidas e haveres, os Bombeiros Portugueses todos os dias aprendem para saber: Quem não sabe não salva!

Os fundadores da LBP, cuja memória aqui saúdo, souberam legar-nos um testemunho e um património extraordinÔrio, um património de mulheres e homens organizados em associações humanitÔrias como sustentÔculo do voluntariado, praticas únicas e exemplares na Europa e no Mundo.

Mas tambĆ©m estou certo que esses fundadores, estejam onde estiverem, estarĆ£o por certo satisfeitos em verificar que o rasgo da sua iniciativa teve continuadores Ć  altura dos seus objetivos ao longo destes 86 anos. Destaco o nosso Quadro de Honra, herdeiros primeiros deste movimento de “vida por vida”, que ainda hoje nos lembram que, pese embora a falta de meios ainda mais significativa do passado, nenhum fogo ficou por extinguir e ninguĆ©m ficou por socorrer. Destaco as escolas de infantes e cadetes que felizmente proliferam nas nossas associaƧƵes, garante da continuidade da nobre missĆ£o de bombeiro voluntĆ”rio.

Destaco os quadros ativos (alma mater de toda a estrutura) e de reserva dos nossos corpos de bombeiros, grande exército de paz que constitui o grande braço armado da proteção civil em Portugal.

Destaco os quadros de especialistas que com a sua experiencia e dedicação continuam a ser importantes na estrutura.

Destaco os quadros de comando, cuja determinação, afinco e busca da excelência têm marcado a evolução acelerada da operacionalidade e eficÔcia dos respectivos corpos de bombeiros.

Destaco ainda as direções e restantes órgãos sociais das associações, verdadeiros baluartes da arte do impossível, da capacidade levada ao extremo de garantir a sustentabilidade das instituições e das missões que lhes estão confiadas no socorro às populações.

Em relação a estes não posso deixar também de destacar as inúmeras atividades, sociais, desportivas e culturais, mantidas no seio das nossas associações que, simultaneamente, buscam a obtenção de mais receitas que suportem a missão de socorro e, por outro lado, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e afirmação das comunidades onde estão inseridas.

Neste dia importante para todos nós o Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses não pode deixar de saudar tantos quantos servem a causa enquanto entidades detentoras de Corpos de Bombeiros, Associações HumanitÔrias de Bombeiros VoluntÔrios, Câmaras Municipais, dirigentes e sócios, os nossos parceiros institucionais, todos os que connosco são solidÔrios e em especial os milhões de Portuguesas e Portugueses que todos os dias são o nosso tónico e a nossa força.

Bem haja a todos!

O Presidente do Conselho Executivo
Jaime Marta Soares
Comandante

Sem comentƔrios:

Enviar um comentƔrio