Os bombeiros de Camarate, Loures, gastaram este mês 350 mil litros de água no combate a uma dezena de incêndios em terrenos no bairro da Torre, junto ao aeroporto Humberto Delgado e propriedade da ANA-Aeroportos.
A corporação exige à autarquia e à empresa medidas imediatas de limpeza das lixeiras que ali se acumulam, para evitar fogos que, segundo o comando dos bombeiros, "são na sua maioria de origem criminosa". No bairro da Torre ainda vivem 40 a 50 famílias que não quiseram ou não puderam inscrever-se no Programa Especial de Realojamento.
E, segundo disse ao CM Luís Martins, 2º Comandante dos Bombeiros de Camarate, "são os próprios habitantes a admitir que fazem queimadas para matarem cobras e ratazanas". As queimadas escapam ao controlo e encontram no lixo o combustível que leva à propagação das chamas. Numa das situações, a meio do mês, o fogo entrou nos terrenos do aeroporto. Contactada pelo CM, a ANA-Aeroportos não comenta. A Câmara de Loures refere que tem enfrentado "várias dificuldades legais para identificar os proprietários dos terrenos, e assim poder coercivamente exigir a limpeza dos mesmos".
A autarquia diz já ter feito pelo menos três grandes limpezas nos terrenos desde novembro de 2014, numa delas recolhendo 5820 quilos de pneus. Luís Martins reconhece o esforço camarário, mas pede "um trabalho ainda mais intenso dos fiscais a exigir limpezas". Os bombeiros já tiveram ajuda de empresa com uma máquina.
Fonte: CM
Sem comentários:
Enviar um comentário