Os bombeiros estão de volta ao combate do incêndio em Manteigas, que atinge zonas de mato do Parque da Serra da Estrela, depois de os trabalhos terem sido suspensos durante a noite, por falta de condições de acesso.
Segundo a página da Protecção Civil, às 9h49 estavam no local 320 operacionais, 101 meios terrestres e cinco meios aéreos. O incêndio que começou no sábado, pelas 13h, encontrava-se àquela hora com uma frente activa e outra em fase de extinção, constituindo o caso mais grave que os bombeiros tinham para resolver, num dia em que a Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontava dois concelhos no distrito de Coimbra – Arganil e Pampilhosa – como estando em risco “máximo” de incêndio. Há ainda 41 concelhos com risco “muito elevado”.
De acordo com o IPMA, estão em risco "muito elevado" de incêndios os concelhos de Póvoa do Lanhoso e Vieira do Minho, no distrito de Braga; Baião, no Porto; Sabrosa, em Vila Real; e Arouca, em Aveiro.
No distrito de Viseu estão sob risco “muito elevado” de incêndio os concelhos de S. Pedro do Sul, Castro de Aire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Tabuaço e Sernancelhe.
Estão também com este risco de incêndio os concelhos de Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda e Sabugal, no distrito da Guarda, Góis, em Coimbra, e Figueiró dos Vinhos, em Leiria.
Segundo o IPMA estão ainda em risco “muito elevado” de incêndios, os concelhos da Sertã, Oleiros, Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco; Mação, Sardoal, Coruche e Chamusca, no distrito de Santarém; Ponte de Sor, em Portalegre; e Montijo e Alcácer do Sal, em Setúbal.
No distrito de Évora, estão em risco “muito elevado" de incêndio os concelhos de Vendas Novas e Montemor-o-Novo; no distrito de Beja, o mesmo risco é atribuído ao concelho de Barrancos.
O distrito de Faro tem cinco concelhos em risco “muito elevado”: Odemira, Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Tavira.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “Reduzido” e “Máximo”.
Fonte: Publico
Sem comentários:
Enviar um comentário