Os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima receberam esta semana mais 15 equipamentos de proteção individual para combate de incêndios urbanos e industriais. A cerimónia foi feita no quartel e incluiu ainda a promoção de sete operacionais à categoria de bombeiro de 1ª classe.~
A subida à categoria mais elevada na carreira de bombeiro, incluiu também um banho de mangueira como “praxe” aos novos bombeiros de 1ª classe.
Com a aquisição de mais 15 equipamentos, a corporação passa agora a dispôr de protecção individual para 30 operacionais. Jaime Matos, da direção dos Bombeiros, avançou a intenção de comprar mais 15 equipamentos no próximo ano.
Para conseguirem comprar mais 15 equipamentos, cujo preço por unidade ronda os mil euros, os bombeiros chegaram a acordo com a direção e abdicaram da aquisição de uma nova ambulância. Paralelamente, a corporação tem dinamizado diversas atividades de angariação de fundos.
“Os incêndios urbanos e industriais têm características muito diferentes dos florestais e os equipamentos precisam de ser mais resistentes”, explicou o comandante da corporação. Em média, avançou Carlos Lima, registam-se cerca de 20 incêndios urbanos no concelho de Ponte de Lima, maioritariamente em habitações unifamiliares.
Além dos sete novos bombeiros de 1ª que foram promovidos na passada quarta-feira, mais dois operacionais passaram ao topo da carreira de bombeiro na secção de Freixo.
“Há cerca de oito anos que não tínhamos cursos abertos para bombeiro de 1ª classe porque não havia vagas na corporação e a legislação também dificultou a conclusão dos cursos”, explicou o comandante.
Fonte: http://www.publidiario.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário