A cidade de Fort McMurray tem cerca de 80 mil habitantes e recebeu uma ordem de evacuação total perante a ameaça de um incêndio florestal.
Ainda não foi possível controlar o incêndio que deflagrou em Fort McMurray, perto da província de Alberta. É um "inferno das chamas", como foi designado pelas autoridades canadianas.
Até ao momento, e de acordo com as autoridades locais, 1600 estruturas da cidade ficaram reduzidas a cinzas. Não há registo de feridos ou de mortes.
O vento, o calor e a baixa humidade têm dificultado o trabalho dos bombeiros.
"Este incêndio é absolutamente devastador", disse o primeiro-ministro, Justin Trudeau. "É uma perda a uma escala que é difícil para muitos de nós imaginar", reforçou.
Imagens da área ao longo da noite mostravam árvores a arder nas proximidades de autoestradas engarrafadas, com colunas de fumo negro a espalharem-se à medida que as chamas consumiam edifícios.
A autarca Melissa Blake afirmou que as previsões sobre o que poderia acontecer excederam as piores expectativas. "Esta é uma situação muito explosiva", avisou Bernie Schmitte, do Ministério da Agricultura e Florestas, acentuando: "Estes são incêndios catastróficos".
O fogo está a ser combatido por nove aviões-cisterna, uma dúzia de helicópteros e 250 bombeiros e os militares já foram colocados em alerta.
Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário