Cinco jovens canoístas encontram-se perdidos no rio Paivô, em Arouca, deste o final da tarde deste sábado. Operação de resgate pelos bombeiros locais está a decorrer.
O alerta foi dado por telemóvel pelo grupo de cinco rapazes, que se perdeu naquele afluente do Rio Paiva ao cair da noite, segundo o comandante dos Bombeiros de Arouca, Floriano Amaral. "Eles vinham a descer o rio em canoa desde Drave. Entretanto, começou a chover e fez-se noite. Eles, sem lanternas, nem GPS, começaram a entrar em desespero", explicou o comandante.
Segundo Floriano Amaral, os rapazes estarão perdidos na zona de Covelo de Paivó, onde o rio corre entre "escarpas de 500 metros e 90% de inclinação". Estariam bem, a aguardar junto à margem, segundo Floriano Amaral, que falou por telefone com os jovens, naturais da freguesia de Alvarenga e com vinte e poucos anos.
A dificuldade do resgate reside na geografia do terreno, acessos e escuridão, a juntar ao perigo do piso escorregadio. "Vamos ter que bater o rio até os encontrar, pelas pedras e água, entrando em Covelo. Serão quilómetros e quilómetros, será um resgate para durar horas", dizia o comandante ao JN, pouco depois de mandar uma equipa de resgate e salvamento em grande ângulo, de cinco homens, para a zona.
Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário