Com início a 30 de novembro decorre até 3 de dezembro, o Exercício Distrital “AQUA LX 2015”, que recria o cenário das cheias de 1967 e 1983.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira irá participar no exercício distrital, sendo uma organização da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa (CDOS) e em que participam os 16 Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC), incluindo o de Vila Franca de Xira.
Trata-se de um exercício que visa testar o plano distrital de emergência e proteção civil assim como os planos das autarquias envolvidas num eventual cenário de cheias, no caso particular de Vila Franca de Xira, será igualmente testado o Plano Contingência Municipal – Condições Meteorológicas Adversas.
O município de Vila Franca de Xira preparou diversos cenários de inundações e outros fenómenos ligados a este tipo de ocorrências, estando muito empenhado em participar neste exercício e assim aproveitar ao máximo o treino e o desenvolvimento da articulação interna entre os vários departamentos e serviços do município que normalmente atuam em caso de inundações, assim como cimentar a articulação operacional com os restantes agentes de proteção civil, particularmente os Bombeiros. Este tipo de exercício é de uma importância relevante para afinar as rotinas e poder responder de forma mais eficaz às adversidades que se colocam aquando de situações reais.
Além de Vila Franca de Xira, participam no exercício os municípios de Lisboa, Odivelas, Amadora, Sintra, Mafra, Oeiras, Cascais, Loures, Azambuja, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã.
Fonte: local.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário