Serviço de Urgência do Hospital de Braga Preparado para Aumento de Afluência - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Serviço de Urgência do Hospital de Braga Preparado para Aumento de Afluência

O Conselho de Administração e o director clínico do Hospital de Braga garantiram ontem que a unidade hospitalar está preparada para o previsível aumento da afluência ao Serviço de Urgência, motivado sobretudo pela gripe e doenças do foro respiratório que surgem quando as temperaturas descem.

“O Hospital de Braga tem um Plano de Inverno bem pensado, bem estruturado, abrangente e articulado com os cuidados de saúde primários, que são determinantes a montante para o que vier a acontecer no Serviço de Urgência”, referiu Alberto Bessa Peixoto, director clínico, em declarações à imprensa após uma reunião com o presidente do Conselho Directivo da ARS Norte, Álvaro Santos Almeida, que ontem visitou o hospital precisamente para avaliar as condições de prontidão do Serviço de Urgência, assim como a implementação das medidas previstas no Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas e Adversas.

O director clínico realçou que o Hospital está a trabalhar com as unidades de cuidados de saúde primários. “Houve o cuidado de estabelecer com estas unidades um conjunto de critérios de referenciação. Temos feito reuniões periódicas, a última das quais na segunda-feira, no sentido de diminuir a afluência à Urgência dos doentes que, em princípio não têm razões para se deslocarem a este Serviço. Essas medidas permitiram já uma ligeira diminuição da afluência”, registou o responsável clínico.

O plano prevê ainda o aumento do número de elementos das equipas, o que já se está a verificar. “Ainda não estamos no pico de afluência, mas estamos a preparar as coisas de modo a que quando for a altura o número de profissionais, tanto na área da medicina geral como pediátrica e também na área de enfermagem, seja incrementado”, referiu Bessa Peixoto, realçando ainda que no respeita a condições físicas, o Hospital de Braga abriu, e está já em funcionamento, uma nova ala no Serviço de Urgência.

O plano abrange ainda áreas como o planeamento de altas, a demora média do doente dentro da Urgência e articulação entre a Urgência e os outros serviços hospitalares no sentido de se agilizarem procedimentos que permitam que a Urgência tenha condições de receber de forma mais célere os doentes no pico de afluência que se espera venha a acontecer.

Já o director do Serviço de Urgência, Jorge Teixeira, revelou que foi duplicado o número de macas disponíveis. “Temos operacionais 80 macas. Estou convencido, de acordo com o histórico e com as previsões que existem, que será um número suficiente”, referiu realçando que o número habitual de macas na Urgência é de 38. Este reforço de macas responde a uma queixa das corporações de bombeiros que, no pico da afluência no ano passado, se queixavam de ter as macas “presas” na Urgência por longos períodos de tempo.

Fonte: Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário