Presépio Mecânico no Quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra até Janeiro - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Presépio Mecânico no Quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra até Janeiro

O presépio mecânico da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), no Quartel dos Bombeiros Sapadores/Casa Municipal da Proteção Civil, pode ser visitado até ao próximo dia 7 de janeiro, entre as 10h00 e as 21h00.

Marcaram presença na abertura o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, os vereadores Rosa Reis Marques, Carlos Cidade, Jorge Alves e Carina Gomes, o comandante da CBSC, Paulo Palrilha, e António Simões, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC).

Além do presépio, e depois de declamar um poema de Miguel Torga, o presidente da CMC começou por elogiar o facto de a corporação conseguir manter uma tradição, inovando, ano após ano.

Para o autarca, “a CBSC é uma das poucas companhias municipais de bombeiros sapadores que há no país”, sendo a única, por exemplo, responsável pelo socorro a acidentes com matérias perigosas “em 100 municípios da zona centro”, e isso “representa um encargo financeiro municipal”.

“É com orgulho e gosto que o fazemos [colaboração com todos os municípios vizinhos], mas manter a questão cívica da salvaguarda de pessoas e bens, representa uma fatura alta, suportando despesas que vão para além daquilo que na equidade de partilha das despesas públicas poderia ser repensado”, reforçou o edil.

O comandante da CBSC começou por referir que o presépio já é exposto em Coimbra há mais de 90 anos. Durante cerca de um mês, todos os pelotões da CBSC dedicaram os seus períodos de descanso à construção do presépio, da exposição, do estábulo e iluminação.

O comandante da CBSC enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pela corporação nos 17 concelhos vizinhos, em conjunto com as diversas companhias de bombeiros. Por seu turno, António Simões, presidente da FBDC, sublinhou a importância estratégica da CBSC no contexto do distrito.

“A CBSC é uma referência”, e a criação da Unidade Local de Formação, que brevemente entrará em funcionamento, vem reforçar esse estatuto.

Entre o musgo e as figuras móveis, o presépio da CBSC conta com outros atrativos que lhe garantem as visitas de milhares de pessoas em todas as épocas natalícias. É o caso de uma sala anexa que este ano acolhe uma exposição temática, dedicada às cheias do rio Mondego.

Nesta são representadas edificações desenhadas por bombeiros, a carvão, em painéis, casos dos conventos de Santa Clara e de S. Francisco, do Hotel Astória e da Estação de Coimbra A.

Como enquadramento, é representada a envolvente do rio Mondego nesta zona, que inclui uma miniatura da Ponte Santa Clara, num espaço com cerca de 70 m2.

Os mais novos conheceram este presépio nas atuais instalações da CBSC, mas muitos apreciaram-no ainda na Avenida Sá da Bandeira. Em 2004, o presépio foi transposto para o atual quartel, na Avenida Mendes Silva, ao Vale das Flores. Já em 2005, construiu-se a estrutura estática do atual presépio.

O presépio da CBSC contém cerca de 150 figuras de barro pintado, sendo que 50 destas representam animais, numa área de 60 m2.

No espaço exterior, podemos encontrar um estábulo com ovelhas e coelhos e um veículo de bombeiros Chevrolet de 1929. Como manda a tradição, a inauguração de hoje contou com a atuação de um grupo de crianças do Jardim de Infância João de Deus, que cantaram quatro temas musicais.

Fonte: Centro TV

Sem comentários:

Enviar um comentário