Prosseguindo as comemorações dos 125 anos da Associação que estão a decorrer, no dia 29 de dezembro de 2015, realizou-se uma sessão solene no Salão Nobre desta Associação, a fim de se distinguirem todos os associados com mais de 50 anos de apoio, serviço e contribuição em favor da Associação.
Após este momento tão significativo para os associados agraciados, para os seus familiares e para todos os que estiveram presentes seguiram-se outras distinções, tais como a atribuição de um diploma de sócio benemérito e ainda a condecoração ao «Hotel Miracorgo» com a medalha de Serviços Distintos atribuída pela Direção da Associação, por unanimidade, estando presente o Dr. Manuel Alberto de Carvalho, representante desta empresa, a fim de receber a condecoração.
Associando-se aos 125 anos, a Liga dos Bombeiros Portugueses, na pessoa do seu Presidente, Jaime Marta Soares, condecorou com o Crachá de Ouro o Secretário-Geral da Associação, António Barros. As palavras elogiosas pela dedicação aos bombeiros e à causa humanitária por parte do António Barros, proferidas pelo Jaime Marta Soares enalteceram as qualidades e o mérito deste Bombeiro sem farda. O Secretário-Geral António Alberto Soares da Costa Barros, serve a associação desde o início dos anos oitenta e desde esse tempo é uma figura que se foi impondo pela prática de valores de verdade, de integridade, de honra, de zelo e também pela sua capacidade e qualidade de trabalho.
Recebeu vários votos de Louvor em Assembleia Geral, pela dedicação e pela forma como apresentava as Contas da Associação. Destaca-se pelo seu altruísmo, carácter e personalidade, profundo sentimento de amizade, elevado espírito de voluntariado e serviço à causa humanitária, sendo reconhecida pela associação, associados, dirigentes, comando e bombeiros, a sua importância nos destinos da Associação. A sua ação vai para além da Cruz Verde, dadas as suas capacidades, o perfil e abnegação na causa dos Bombeiros, foi Vice-Presidente da Federação Distrital de Bombeiros, onde goza de enorme prestigio, fazendo atualmente parte dos Órgãos Sociais da Liga dos Bombeiros Portugueses, como suplente.
A seguir a este momento emblemático de reconhecimento ao António Barros e que muito honrou a Associação, decorreu um momento de poesia alusiva aos Bombeiros e à causa Humanitária.
Nas alocuções finais Jaime Marta Soares aproveitou o momento de comemorações dos 125 anos da Associação para enaltecer o papel dos Bombeiros de Portugal no socorro e assistência das populações, dos seus bens, do património e do ambiente, entre outros. Aproveitou para realçar a importância dos bombeiros no teatro de operações, referindo que estes correspondem a 98% dos elementos que constituem a Proteção Civil e que 96% são Bombeiros Voluntários. De seguida referiu-se à importância das Associações Humanitárias nas comunidades em que estão inseridas, valorizando a sua intervenção na sociedade civil. Por último aproveitou para traçar uma panorâmica da situação atual dos Corpos de Bombeiros e dos desafios que se colocam atualmente e nos momentos mais próximos e futuros.
É de referir que antes da realização desta sessão solene ocorreu, no dia 5 de dezembro de 2015, a sessão solene dos 125 anos, em que também foram condecorados vários bombeiros, personalidades, empresas e ainda a Câmara Municipal com o Colar de Mérito da Associação e também o Chefe Carlos Santos com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses. Esta sessão teve a presença da Secretária de Estado Adjunta da Administração Interna, bem como de outras entidades e convidados.
Ao longo do ano de 2016 irão realizar-se outras ações no âmbito das comemorações dos 125 anos.
B.V. Cruz Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário