Mulher grávida foi transportada pelos Bombeiros de Torre de Dona Chama de Lamalonga para Bragança. Bebé acabou por nascer em Edrosa.
Os bombeiros de Torre de D. Chama, no concelho de Mirandela, ajudaram um bebé a nascer numa ambulância, na madrugada da passada quinta-feira. O parto aconteceu a caminho do Hospital de Bragança e foi uma surpresa para os dois bombeiros.
Hélder Fernandes e Ricardo Tomé chegaram à aldeia de Lamalonga, já no concelho de Macedo de Cavaleiros, mas apenas a seis quilómetros de Torre de Dona Chama e ficaram surpreendidos com o cenário com que se depararam.
Pouco depois das duas da manhã, os bombeiros receberam o alerta para socorrer um idoso de 70 anos mas quando chegaram ao local deparam-se com uma mulher de 28 anos, grávida de 8 meses, com contracções.
Hélder Fernandes tem 27 anos e é bombeiro há sete. O jovem explica que decidiram transportar a mulher para o Hospital de Bragança, tendo accionado a VMER mas o bebé não esperou até lá para nascer. “No caminho accionamos a VMER de Bragança e ao longo do percurso notámos a redução dos minutos das contracções e junto à aldeia de Edrosa tivemos de fazer o prato”, salienta.
Ainda sem ter explicações para a forma como foram alertados, o certo é que os Bombeiros de Torre de Dona Chama ajudaram a nascer um menino, pela primeira vez. Um episódio com final feliz, que deixou Hélder e Ricardo orgulhosos. “Verificámos que correu tudo bem, a criança e a mãe ficaram bem, o que nos deixou orgulhosos”, confessou Hélder Fernandes.
No distrito de Bragança, o serviço de maternidade é assegurado apenas na capital de distrito. Hélder Fernandes acredita que, se houvesse maternidade em Mirandela, poderiam ter chegado ao hospital a tempo.”Acredito que, se Mirandela tivesse maternidade chegamos a hora. De Lamalonga a Edrosa são 28 quilómetros e de Lamalonga a Mirandela são 26 quilómetros”, lembra o bombeiro.
Esta foi a primeira vez que os bombeiros de Torre de Dona Chama ajudaram a nascer um bebé a caminho do Hospital, em mais de três décadas de existência. Ainda no passado mês de Agosto aconteceram dois partos a caminho desta maternidade. A mãe de uma das crianças vinha de Vimioso e a outra de Mirandela.
Fonte: Jornal do Nordeste
Sem comentários:
Enviar um comentário