A Câmara de Arcos de Valdevez pretende investir perto de 900 mil euros na prevenção de fogos florestais para "defender a paisagem, e uma das fontes de riqueza do concelho", disse hoje à Lusa o autarca local.
Em declarações à agência Lusa, o presidente social-democrata João Manuel Esteves adiantou que o município "apresentou este mês uma candidatura de 688 mil euros ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) para a instalação de uma rede de defesa da floresta contra incêndios".
"Em causa está a limpeza, através do corte de vegetação ou fogo controlado de 650 hectares das redes primária e secundária do concelho", explicou o autarca.
Outra das apostas daquela candidatura, explicou José Manuel Esteves, passa pela beneficiação da rede viária florestal de acesso aos pontos de água, abrangendo um total de 70 quilómetros.
"Apostar na prevenção dos fogos florestais é muito importante porque a floresta tem uma grande componente paisagística e é uma importante fonte de riqueza para o concelho", sustentou o autarca adiantando que "só dentro da área do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) o concelho tem 150 quilómetros de floresta".
Além daquele investimento, o autarca, adiantou o município "já assinou protocolos com duas associações florestais e três comissões de baldios para a criação de cinco equipas de sapadores florestais, num investimento que ronda os 135 mil euros".
José Manuel Esteves explicou também que, um outro acordo "estabelecido com os Bombeiros Voluntários locais resultou na constituição de uma Equipa de Intervenção Permanente".
Fonte: Alto Minho TV
Sem comentários:
Enviar um comentário