João Calvão da Silva é o Novo Ministro da Administração Interna - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 27 de outubro de 2015

João Calvão da Silva é o Novo Ministro da Administração Interna

O novo executivo de Passos tem duas novas pastas, a Cultura e a Modernização Administrativa, e toma posse na próxima sexta-feira ao meio dia
O novo governo de Pedro Passos Coelho assenta numa perspetiva de continuidade, com nove ministros a transitarem do anterior executivo e oito novos ministros, sendo que três já estavam no governo como secretários de Estado. Ou seja: só há cinco novatos no Executivo.
Algumas das principais pastas governativas como as Finanças (Maria Luís Albuquerque), os Negócios Estrangeiros (Rui Machete) e a Defesa (José Pedro Aguiar-Branco) continuam a ser lideradas por quem as ocupava no anterior executivo. Passos e Portas mantém, naturalmente, as posições de primeiro-ministro e vice-primeiro-ministro
Entre os que se mantêm estão ainda Jorge Moreira da Silva (Ambiente) e Luís Marques Guedes, que além acumula a Presidência, pasta que já tinha, com o Desenvolvimento Regional, que antes era gerida por Miguel Poiares Maduro, que, como era expectável, não continua no governo.
Os ministros do CDS também continuam os mesmos e nas mesmas pastas, à exceção da já mais que anunciada saída de António Pires de Lima da Economia. Pedro Mota Soares mantém-se na Segurança Social e Assunção Cristas na Agricutura. Na Economia sai CDS, entra CDS: Miguel Morais Leitão é o novo ministro.
Morais Leitão, que era secretário de Estado adjunto de Portas, é um dos três secretários de Estado que foram promovidos a ministro. Teresa Morais Leitão passou de secretária de Estado da Igualdade, a ministra da Cultura, e Leal da Costa passou de secretário de Estado a ministro da Saúde. Passos não conseguiu segurar Paulo Macedo.
Novidade no governo são Fernando Negrão, que fica com a pasta da justiça, (sai Paula Teixeira da Cruz), João Calvão da Silva substitui Anabela Rodrigues na Administração Interna, Margarida Mano substitui Nuno Crato na Educação. Já Carlos Costa Neves entra no governo para gerir a pasta dos Assuntos Parlamentares, que antes era gerida por Marques Guedes, que agora tem os fundos comunitários deixados órfãos por Poiares Maduro. Rui Medeiros entra para uma pasta também criada de novo: a Modernização Administrativa.
A Presidência da República anunciou esta manhã os nomes do novo elenco governativo. Confira quem se mantém e quais os novos ministros:
Mantêm-se no cargo
Primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho
Vice-Primeiro-Ministro: Paulo Portas
Ministra de Estado e das Finanças: Maria Luís Albuquerque
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiro: Rui Machete
Ministro da Defesa Nacional: José Pedro Correia de Aguiar-Branco
Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia: Jorge Moreira da Silva
Ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional: Luís Marques Guedes
Ministra da Agricultura e do Mar: Assunção Cristas
Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social: Pedro Mota Soares
Novos ministros
Ministro da Administração Interna: João Calvão da Silva
Professor catedrático da Universidade de Coimbra, Calvão da Silva tem sido o presidente do Conselho de Jurisdição do PSD durante a liderança de Passos Coelho. Foi deputado na legislatura que acompanhou o primeiro mandato de António Guterres.
Ministro da Justiça: Fernando Negrão
É a segunda experiência de Fernando Negrão num governo da república, já em 2004/2005 tinha sido ministro da Segurança Social, Família e Criança, no curto executivo de Santana Lopes. Foi juiz, diretor-geral da Polícia Judiciária e presidente
Ministro da Economia: Luís Miguel Morais Leitão
Ministro da Saúde: Fernando Leal da Costa
Ministra da Educação e Ciência: Margarida Mano
Ministro da Modernização Administrativa: Rui Pedro Costa Melo Medeiros
Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania: Maria Teresa da Silva Morais
Ministro dos Assuntos Parlamentares: Carlos Henrique da Costa Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário