Uma luta entre duas crianças de 12 anos, pela disputa de uma bola, no interior da Escola Básica 2,3 das Olaias, Lisboa, terminou com um dos menores a sofrer uma pancada na cabeça e a entrar em coma horas depois – não houve assistência médica na escola por não haver sintomas nem ferimentos visíveis.
Mas onze horas depois a criança teve de ser operada – levou 40 pontos na cabeça e está há oito dias internada. O caso ocorreu a 29 de setembro, pelas 13h30. Mas foi já à noite, em casa, que o menor de nacionalidade chinesa começou a vomitar e perdeu a consciência, entrando em coma face à hemorragia interna. Foi transportado pela família para o Hospital de Santa Maria em estado grave.
"A escola devia ter enviado uma ambulância, porque o menino magoou-se na cabeça. Só usaram gelo. Segundo a informação reunida no hospital, o médico disse que se chegasse meia hora depois, podia ter corrido sério risco de vida", disse ao CM Bao Hong, representante da Liga dos Chineses, que está a acompanhar o caso, referindo que aguardam "os resultados do relatório escolar".
Já Francisco Simões, diretor da escola, explica ao CM que "os menores foram avaliados, não tinham sintomas ou queixas, fizeram um relato por escrito em como estavam bem e foram para as aulas. Se houvesse o mínimo indício, tínhamos ativado o INEM. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance", garante o diretor.
Fonte: CM
Sem comentários:
Enviar um comentário