O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) elogiou e apontou como um bom exemplo o processo de fusão conduzido pelas Associações dos Bombeiros Voluntários de Espinho e dos Bombeiros Voluntários Espinhenses e aproveitou a presença do secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, para também elogiar a postura como aquele governante se relacionou com os Bombeiros de Portugal.
O comandante Jaime Marta Soares falava durante a última sessão solene comemorativa do 120º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Espinho antes da conclusão da fusão.
A propósito da fusão, o presidente da direção, Conde Figueiredo, considerou também que “a fusão era a opção mais viável, quer para a redução de custos, quer para a gestão equilibrada e rentável dos equipamentos, serviços e pessoal” concluindo que “ “era por demais evidente que não se justificavam há muito duas associações de bombeiros voluntários num concelho de tão reduzida dimensão e cujos custos de manutenção de ambas eram já uma séria ameaça à sua sustentabilidade”.
O próprio secretário de Estado defendeu que “o exemplo de Espinho é para replicar” apontando também que o caso “merece a majoração do ponto de vista dos financiamentos previstos e o apoio para a construção do quartel” concluído a propósito que “ em Espinho tudo foi feito para que este processo fosse exemplar e se alguma coisa falhar é por que ao nível central não foi correspondido”.
No final da sua intervenção, o presidente da LBP convidou o secretário de Estado a acompanhá-lo na atribuição da mais alta condecoração da confederação, a fénix de honra, ao comandante do Quadro de Honra José Gomes Costa, antigo comandante daquele corpo de bombeiros, dirigente da mesma associação, ex-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Aveiro e ex-membro dos órgãos sociais da LBP.
Na mesma ocasião, foram distinguidos pela LBP com a medalha de serviços distintos grau ouro, o presidente da direção Joaquim Conde Figueiredo, o vice-presidente Jorge Ferreira Marques, o tesoureiro, José Alfredo Oliveira e o segundo-comandante António Proença.
Foram também entregues medalhas de assiduidade e dedicação da Associação e da LBP a diretores e bombeiros. Neste caso, foram distinguidos, por 25 anos de dedicação, os bombeiros José Manuel Ramos, Abílio Gomes e José Rafael dos Santos, por 20 anos, José Manuel Vieira, por 15 anos, Ricardo Oliveira, Carlos Ribeiro, Jorge Pereira, Adão Guimarães, António Silva e Carla Marisa Silva, e ainda, com as medalhas de 10 e 5 anos, respetivamente, 4 e 7 elementos do corpo de bombeiros.
Fonte: LBP
Sem comentários:
Enviar um comentário