Pelo menos 717 pessoas morreram e 805 ficaram feridas numa debandada de peregrinos no vale de Mina, junto a Meca, na ArĂ¡bia Saudita.
Segundo os serviços sauditas da defesa civil, citados pela agĂªncia Reuters, o nĂºmero de mortos subiu de 453 para 717 e hĂ¡ ainda 805 feridos. As vĂtimas sĂ£o de diferentes nacionalidades.
As operações de socorro encontram-se em curso, pelo que, o balanço de vĂtimas pode subir. Para o local foram enviadas 220 ambulĂ¢ncias e quatro mil efetivos para prestar assistĂªncia aos feridos.
Desconhece-se para jĂ¡ o motivo que causou a fuga desordenada dos peregrinos. É o pior incidente desde 2006, quando morreram 346 peregrinos.
Começaram entretanto a surgir vĂdeos do caos que se instalou a seguir ao momento da tragĂ©dia. As imagens podem chocar os mais sensĂveis.
Na terça-feira centenas de milhar de muçulmanos iniciaram a deslocaĂ§Ă£o para o vale de Mina, em Meca, para a peregrinaĂ§Ă£o que dura seis dias, no maior encontro anual muçulmano do mundo.
Este ano, a peregrinaĂ§Ă£o para a cidade santa de Meca Ă© marcada pela tragĂ©dia de hĂ¡ 10 dias, apĂ³s um acidente com uma grua, que caiu no interior da grande mesquita de Meca e que provocou a morte a 107 pessoas e ferimentos a 238.
Quase dois milhões de pessoas sĂ£o esperadas na peregrinaĂ§Ă£o deste ano, enquanto ainda decorre a guerra da ArĂ¡bia Saudita no IĂ©men e a violĂªncia jiadista aumenta em alguns paĂses muçulmanos.
A peregrinaĂ§Ă£o estĂ¡ entre os cinco pilares do islamismo e todos os muçulmanos deverĂ£o ser capazes de a realizar pelo menos uma vez na vida.
Fonte: JN
Sem comentĂ¡rios:
Enviar um comentĂ¡rio