Incêndio de Tomar foi o Maior do Ano em Portugal - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Incêndio de Tomar foi o Maior do Ano em Portugal


O incêndio que começou no dia 7 de julho, em São Pedro, no concelho de Tomar, e que se propagou a outros concelhos vizinhos, só tendo sido extinto no dia seguinte, consumiu cerca de 1.580 hectares de área de florestal, e foi o maior fogo do ano registado em Portugal.

Os dados são avançados pela agência Lusa, que cita um relatório do Instituto da Conservação da Natureza, que dá conta que o número de incêndios florestais e de área ardida registados entre 1 de janeiro e 15 de julho estão acima da média dos últimos dez anos.

Neste período registou-se um total de 8.753 ocorrências (1.903 incêndios florestais e 6.850 fogachos) que resultaram em 23.702 hectares de área ardida, entre povoamentos (10.873 hectares) e matos (12.829 hectares).

O ICNF indica também que os distritos do Porto (2.066) e de Braga (1.801) são os que registaram mais ocorrências, sendo a maioria fogachos, ou seja, de reduzida dimensão, que não ultrapassam um hectare de área ardida. Os distritos mais afetados no que diz respeito à área ardida foram Viana do Castelo, Braga e Viseu, com 3.785 hectares, 2.779 e 2.729, respetivamente.

Fonte: Rede Regional