Bombeiros de Ursy Agradecem Estágio Feito em Entre-os-Rios - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 25 de julho de 2015

Bombeiros de Ursy Agradecem Estágio Feito em Entre-os-Rios


18 de julho de 2015, 07:45, Aeroporto do Porto. É aqui que começa muito cedo, acompanhado pela comandante Isaura Rocha, esta grande aventura começou quase por acaso num sábado à tarde do mês de fevereiro de 2015.

Esta é a história de uma reunião ordinária de um instrutor de médicos e agentes de CSPI Glâne-Sul. Uma conversa como adere dezenas, centenas por ano, na saída de um comunicado. Essa conversa sempre gira em torno do assunto de urgência, como deve ser ...

Durante o encontro, um tema trazendo outro, acabamos a falar de  equipamento. A questão é saber se, em nosso corpo, nós temos o equipamento que seria usado com moderação,  em tudo. E este é o caso, como resultado da fusão dos cinco bombeiros corpo Glâne Sul em 1 de Julho de 2007, o material básico é usado apenas parcialmente. Parte dele (pontes de tubulação, 55 ou 75 corridas no carretel portátil, lanças Acron e paus) é armazenado em um local, mas nunca utilizado. Ele foi proposto  para beneficiar os outros, mas nenhuma resposta positiva se conseguiu de ninguém .


Parte do material pessoal que usamos para incêndios foi substituído ou está em processo de ser (botas de borracha, revestimentos de incêndio). Este material adquirido na década de 2000, está desactualizado e já não cumpre os requisitos de incêndios urbanos.

É sobre esta conversa normal que está tomando forma um projeto que leva uma reviravolta incrível, alguns meses depois ... A primeira parte é extremamente simples: um carregamento de material não usado pelo corpo CSPI Glâne-Sul é entregue aos bombeiros de Entre-os-Rios Portugal (Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios), que enfrentam dificuldades de aquisição de material, num país duramente atingido pelas consequências da crise financeira de 2008. Além disso, bombeiros Penafiel Distrito área, que inclui o corpo de Entre-os-Rios, são confrontados com incêndios florestais (várias centenas por ano) e poucos incêndios urbanos (cerca de dez). É por isso que o investimento em equipamento principal está focado na aquisição de equipamentos para a luta contra os incêndios florestais e não a da luta contra incêndios urbanos.

O material foi enviado no início de junho, e chegou a Entre-os-Rios para comemorar o 92º aniversário do CB, durante seu discurso, a comandante Isaura Rocha agradeceu ao CSPI Glâne Sul por enviar o material.
Este é apenas um pouco do que mais tarde emerge a segunda parte do projeto. Tendo em consideração o material recebido, a Comandante convidou 5 pessoas para um estágio e formação no combate aos incêndios florestais.

Não demos o material com esse intuito, de receber algo em troca. Este é um símbolo de nosso gesto, não sabíamos até a semana antes da apresentação do programa, o seu âmbito.  O estágio é feito de 13 a 18 julho de 2015, no quartel de Entre-os-Rios.

O programa que é apresentado a mim na semana anterior delinea a importância que foi dada ao envio deste material.

Recepção oficial do Comandante Distrital de operações de socorro Porto, o tenente-coronel Carlos Alves.
 - De seguida visitamos a área operacional do corpo "Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios." Visita a um ponto alto e um parque eólico situado nas alturas do norte sector.




Terça-feira julho 14:

- Recepção oficial das autoridades Penafiel no salão oficial do município de este último na presença do vice-presidente Rodrigo Lopes.

Antes da recepção e cortesias oficiais, uma apresentação do engenheiro florestal do distrito de Penafiel, Paulo Bessa foi explicada a topografia da floresta, bem como o problema dos incêndios florestais no distrito e Nacional.

No campo, visitamos um incêndio florestal sob controle (momentaneamente), que destruiu 12ha de floresta durante a noite com o engenheiro florestal Paulo Bessa e Cdt Isaura Rocha. Explicação dos problemas no final de extinção: fogo subterrâneo e inflamação, etc.

- Instrução Tática no ataque e extinção de incêndios florestais pela Comandante. 
- Instrução por especialistas bombeiros Entre-os-Rios.
- Recepção oficial e jantar de Ação de Graças, na presença de membros da direção, a comandante e 2º comandante. 




Quinta-feira, julho 16:

- Visita e explicação do problema re-ignição após a extinção de um incêndio florestal. A demonstração de uma completa extinção e técnicas que podem ser utilizados para a extinção final. Presença do engenheiro florestal e Comandante.

- Jantar oferecido pelos oficiais de equipes CSPI, as equipas de serviço diurno e noturnol, e direção. Graças oficiais perante a comandante pela sua disponibilidade e hospitalidade, antes do batalhão. Apresentação oficial dos presentes.

- Jogo de futebol entre os oficiais CSPI Glâne-Sul e "Bombeiros" Entre-os-Rios.  A Suíça perde uma segunda vez durante o dia contra Portugal (durante o jogo de futebol à tarde na areia entre a Suíça já em Portugal).


Sexta-feira, julho 17:

Demonstração da brigada canina usando drogas, pesquisadores cães, explosivos e pessoas. A prova foi no rio Douro, no qual navegamos com o barco de Entre-os-Rios.

A demonstração ajuda a entender que a educação é necessária e como a brigada de investigação atua. Numa ilha ou em um barco, pessoas, explosivos ou drogas estão ocultas. Cães, depois de alguns minutos de pesquisa vão descobrir cada vez que o produto em causa é escondido.

- Presença de oficiais do CSPI em um incêndio florestal com a comandante. Contra fogo realizado pelo engenheiro florestal. Explicação técnica e tática da Comandante, ver "ao vivo" o que acontece no incêndio florestal (1ha)

A extinção de um incêndio florestal pelos oficiais do CSPI (uma equipa de Penafiel CB, dá lugar a cinco oficiais CSPI Glâne Sul). Técnicas de extinção práticas.

Explicação de decisão tática pelo engenheiro florestal para inflamar a contra fogo. Implementação da solução tática proposta, acendendo um contrafogo.

- Honras prestadas pelos Voluntários Bombeiros Entre-os-Rios ao comandante CSPI Glâne do Sul, e seus diretores.

Instrução CSPI Glane Sul aos Bombeiros Voluntários, oficiais de Entre-os-Rios sobre os incêndios urbanos. Tópicos de instrução: a construção de penetração e aplicação da regra Tootem e explicações sobre os fenômenos térmicos em espaços confinados (flash over).


Sábado 18 julho:

- Partida do Porto para o regresso a Genebra. 

Durante a apresentação do programa, tornou-se imediatamente  evidente que o que esperávamos foi de longe ultrapassado, o programa de troca simples entre um comandante do quartel e oficiais suíços. Como você pode ver a partir de sua leitura, uma parte significativa é dedicada a satisfazer as mais altas autoridades civis e militares, sobre os quais os corpos de bombeiros estão sobre tutela. Em cada reunião, as honras foram prestadas  solenemente.

Este curso também ensinou-nos, além de peças técnicas e táticas, muito maiores valores, que, conosco, na Suíça, tendem a desaparecer em favor de outros: a humildade, doação, ajudar as pessoas em dificuldade.
Apesar de condições de trabalho extremamente adversas, falta de recursos materiais e financeiros, os "Bombeiros" que estão nos quartéis, a cada momento tem um sorriso. Eles estão dispostos a partilhar os seus conhecimentos, para colocar o seu tempo disponível para ajudar seu povo, mas, mais importante, estão dispostos a partilhar.

Essa mentalidade nos atingiu, e alertou, para quando começamos com comparações e a questionar devemos pensar que temos que dar prioridades ao local certo. Quantas vezes temos reivindicado, estamos ou não em comparação com os outros, mas sempre no sentido de "sempre"? Nós não nos comparamos aos outros dizendo que queremos menos ... Só quando somos confrontados com outras realidades, é que fazemos  as perguntas certas.

Durante esta semana, que permanecerá inesquecível para nós, aprendemos que, apesar das severas condições de compromisso, falta de materiais, calor, grandes declives ou os muitos compromissos devido a negligência criminosa do povo, tudo começa com bom humor ou de auto-negação, como a Comandante das mulheres e dos homens sob seu comando.

Por falar em Comandante *. Uma mulher num mundo de homens. Das primeiras a ter obtido um comando em Portugal. Com rara inteligência, ela estabeleceu-se através do seu conhecimento e experiência, reconhecida na região. O rigor imposto é igual a sucesso, mas também a segurança durante o treinamento de "seus Bombeiros." O conforto, a segurança destes, vem em primeiro lugar. Quando luta (como um leão) é para melhorar as condições de vida em ambulâncias, equipamento pessoal de "seus Bombeiros" adquirir conhecimentos e propor soluções, sempre favor dos seus bombeiros. Parece que Bernadotte, "um punho de ferro em luva de veludo".

"Seus Bombeiros" mulheres e homens imbuídos de bondade, humildade, conhecimento, e que querem compartilhá-lo, como a instrução de sexta-feira à noite entre 21:30 ET 24:00, em que participam sem moderação. As pessoas cuja qualidade humana está acima de tudo e estamos orgulhosos de visitar um CB bem acima da média, dirigido por uma mulher exigente e escuta. Eles estão orgulhosos, e ela retorna o favor.


Em resumo, esta semana permanecerá para sempre gravada na nossa memória, por várias razões. A primeiro, mas também a mais importante, permanecerá apesar intercâmbio humano, por vezes, a barreira da língua.


Viemos para entender os incêndios florestais, lutamos, nós à esquerda, além do conhecimento tático-técnico com uma bagagem humana mil vezes mais volumosos e valioso do que qualquer coisa que poderia ter imaginado. Isso é certamente o que lembramos mais ...

Obrigado por tudo
Cap Eric Dénervaud
Cdt CSPI Glâne-Sul

* (Nota: o comandante do batalhão, o título e o posto de Comandante, ou seja, 4 barras em sua insígnia, ao contrário da Suíça,  o comandante é um título e não um posto (três barras capitão).

Link da Noticia AQUI