O combate a incêndios industriais, por exemplo, ficou um pouco mais fácil.
A Açoreana Seguros teve oportunidade, no final da conferência de Guimarães, de entregar quatro aparelhos ARICA – Aparelho de Respiração Integrado de Circuito Aberto – a Alberto Lusquinho, segundo comandante da corporação de bombeiros voluntários de Braga.
Os ARICA são aparelhos de respiração autónoma para os bombeiros poderem entrar em ambientes com baixas concentrações de oxigénio e fumos que impeçam a respiração natural, como incêndios em indústrias químicas, de plásticos ou em empresas de pneus.
Para o responsável da corporação, a oferta vem aumentar a capacidade de combate – nomeadamente no que tem a ver com os incêndios em perímetro industrial, que muitas vezes são acompanhados de descargas de materiais tóxicos para a atmosfera, dificultando em larga escala a actuação dos bombeiros. Mas não só: os incêndios florestais de grandes proporções colocam também enormes dificuldades aos bombeiros – pelo que as novas máquinas são de grande utilidade. Alberto Lusquinho não deixou de agradecer à Açoreana Seguros e de lembrar que são iniciativas deste género que permitem aos bombeiros continuarem a sua actividade, exercida tantas vezes em circunstâncias de grande risco.
Fonte: Económico