O Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, anunciou hoje, em Castelo de Vide, que dez das quinze corporações de bombeiros do distrito de Portalegre aumentarão 25 por cento o seu financiamento.
Segundo João Almeida,” Portalegre é o distrito em que mais corpos de bombeiros recebem, a partir da aprovação da nova lei de financiamento, o valor máximo que é de 25 por cento”.
O governante falava durante a sessão solene do Dia Distrital do Bombeiro, comemoração integrada no centenário da Associação Humanitária de Bombeiros de Castelo de Vide.
Presente na cerimónia, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, foi perentório em afirmar que, apesar da liga ter optado pela elegância nas negociações e do dialogo com o poder politico, não tem medo de fazer guerra a quem perturbar a sua paz.
Jaime Marta Soares lamentou a saída de Miguel Macedo, ex ministro da Administração Interna, mas congratulou-se pelo trabalho desenvolvido pelo Secretário de Estado, João Almeida que apelidou de embaixador dos bombeiros portugueses.
Por seu turno o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, que também lidera a direção da Associação Humanitária dos bombeiros da vila alentejana, destacou que o saldo do trabalho em defesa da Floresta contra incêndios é positivo no distrito de Portalegre.
António Pita ressalva no entanto que as políticas de gestão florestal e territorial devem ser reavaliadas, tendo em conta o progressivo aumento de terrenos incultos e a ausência de pessoas que reduz o universo de recrutamento de bombeiros.
A sessão solene do Dia Distrital do Bombeiro, integrada no centenário da Associação Humanitária de Bombeiros de Castelo de Vide, decorreu esta manhã, no Cineteatro Mouzinho da Silveira e integrou a entrega de condecorações, nomeadamente a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau de ouro e distintivo azul aos bombeiros de Castelo de Vide.
Fonte: Radio Portalegre