Gostaria de te pedir para que nos ajudasses a divulgar a história destes 2 amigos, o Pedro Queiroz e o Lourenço Macedo Santos, que estavam a viajar pela Ásia e estavam em Katmandu quando o terramoto atingiu o Nepal.
Em vez de se pirarem do país assim que pudessem, ficaram para ajudar. E estão a ajudar muito, muito. Começaram por comprar mantimentos, com o dinheiro deles, para distribuir pela população. Depois pediram ajuda aos amigos e compraram ainda mais comida para distribuir. Entretanto já coordenam operações com os militares. E já com vôo de regresso marcado, decidiram ficar e continuar a fazer a diferença.
São um enorme exemplo de altruísmo e dedicação, e pedem a nossa ajuda para que, mesmo do outro lado do mundo, também nós possamos fazer a diferença.
Contribuam, por pouco que seja, serão uns poucos euros que serão cruciais para nepaleses que estão em enormes dificuldades.
E divulguem este movimento, para que chegue a mais pessoas.
Força, Pedro e Lourenço, vocês são portugueses de quem nos orgulhamos!!
Foto de Pedro Queirós.
Pedro Queirós
@Katmandu, Nepal.
"Não vamos apanhar o voo que tínhamos programado para hoje à tarde com destino a Nova Delhi.
Queremos ficar e queremos ajudar. O chamamento do destino é mais forte... Mais forte do que qualquer possibilidade de ir para outro sítio dormir, visitar templos ou ir para a praia.
Aqui sentimos que estamos a fazer a diferença. Não podemos ficar indiferentes às pessoas que precisam de ajuda para sobreviver e que nos perguntam por exemplo "Vocês voltam amanhã?"
E também estamos a contribuir para organizar coisas com a nossa formação. Quando chegamos aos parques por exemplo, somos nós que organizamos as posições dos militares e o que eles devem fazer. Estamos a pensar voltar à tropa quando estivermos em Portugal.
As nossas famílias já sabem e estão alinhadas connosco. Claro que isto é uma ralação para todos mas enganem-se aqueles que acham que somos uns egoístas e que estamos aí a correr riscos à toa. Isto é uma causa humanitária e maior que todos nós.
Claro que não somos profissionais de salvamento. Mas temos cabeça e duas mãos. E temos vontade. Não vamos para hospitais nem salvar pessoas nas montanhas. Vamos apenas alimentá-las e fornecer outros mantimentos. Não vamos correr riscos desnecessários.
Fomos convidados para estar presentes agora numa reunião de mais alto nível sobre os processos de ajuda nos próximos dias. Onde ir? Como? Com quem? Procedimentos? Comportamentos a evitar? Que tecnologia vai ser usada? Mas nós vamos lá só ver o que se passa. Não queremos entrar em processos burocráticos. Queremos é ir para as ruas!
Um dos nossos melhores conhecidos aqui é o tipo que anda a filmar com os drones. A tecnologia vai ser muito importante aqui. Espero não partir nada.
Também já nos ofereceram estadia no hotel do consulado. Parece que depois de 5 noites ao relento vamos dormir num quarto. Também nos vão dar cartões SIM. Estamos a envolver-nos e as coisas estão a acontecer. As pessoas agradecem-nos e abraçam-nos.
Por isso agora é altura de contribuir! Partilhem e enviem isto para toda a gente. Imprensa que vir este post também.
É PRECISO MAIS DO QUE NUNCA.
Preferia não divulgar já quanto angariamos mas é muito... E garanto que vai ser tudo reportado. E fotografado. E agradecido quando tudo terminar!! Vamos também tentar comprar uns pares de meias novas para o Lourenço que está mesmo a precisar.
VAMOS A ISTO!! Vocês estão a ajudar a sério!"
A campanha já tem um nome: Obrigado PORTUGAL. Nós também somos NEPAL.
Dados da conta:
BCP Santa Marta, titular da conta: Pedro Queiros
NIB 003300000098021915378
IBAN PT50003300000098021915378
Swift code BCOMPTPL