Sapadores Florestais de Vila Verde Recebem esta Tarde Novos Equipamentos - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 7 de abril de 2015

Sapadores Florestais de Vila Verde Recebem esta Tarde Novos Equipamentos

Cerca de meio milhar de Sapadores Florestais da Região do Norte receberão hoje à tarde os novos equipamentos de protecção individual, motosserras e motorroçadoras, numa cerimónia em Braga, presidida pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

O Vilaverdense/O Amarense & Caderno de Terras do Bouro/PRESSMINHO soube hoje que a grande maioria da centena de equipas de Sapadores Florestais abrangidas são da região do Minho e de Trás-os-Montes, com destaque para os cinco municípios em que se integra o Parque Nacional da Peneda-Gerês (Terras de Bouro, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço e Montalegre), mas também de concelhos confinantes, como Vila Verde, Amares, Barcelos, Esposende, Ponte de Lima e Viana do Castelo, entre outros das regiões minhota e transmontana.

Os equipamentos de protecção individual e as motosserras e motorroçadoras serão hoje à tarde entregues a 101 equipas, assim distribuídas: Braga (14), Viana do Castelo (22), Vila Real (28), Bragança (9), Porto (17), Aveiro (9) e Viseu (4), sendo tais sapadores florestais integrados em autarquias (municípios e juntas de freguesia), associações de baldios e associações de produtores florestais. 

As equipas de sapadores florestais, com um número mínimo de cinco elementos, parte dos quais em alguns casos são mulheres, têm a missão de prevenir e de combater fogos florestais, articulados com corporações de bombeiros e a Guarda Nacional Republicana: o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Estivemos na Grande Nave do Parque de Exposições de Braga, a assistir à logística para a cerimónia, preparada já ontem pelo chefe da Divisão de Fogos e Sanidade Florestal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Engenheiro Rui Almeida.

Segundo afirmou aquele responsável, «esta medida visa apoiar o trabalho dos Sapadores Florestais em termos de segurança, no seu trabalho, que é muito importante, não só para a prevenção, como igualmente no combate aos fogos florestais».

Por isso tais equipamentos servirão para a silvicultura no Inverno e os fogos florestais, no Verão. Para o combate aos fogos receberão hoje botas, calças, casaco tipo dolman do e luvas tipo ingífuga e cógula, uma espécie de capacete, para proteger o rosto dos fogos. Também hoje de tarde os cerca de meio milhar de Sapadores Florestais de toda a região do Norte receberão os equipamentos respectivos, como botas, o casaco tipo sílvico, bem como calças sílvicas, além de cada equipa (com um mínimo de cinco elementos) ficar na posse de uma motosserra e de uma motorroçadora.

A engenheira Paula Sarmento, que é a presidente do Conselho Directivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), também intervirá na cerimónia desta tarde, tal como a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Fonte: O Vilaverdense