A elaboração de um plano de reestruturação interna e uma mega campanha de angariação de sócios são dois dos principais projectos da nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave (AHBVRA), em Vila Nova de Famalicão, que tomou posse na passada quinta-feira. A equipa é liderada por Maria José Gonçalves.
Na cerimónia de tomada de posse, o autarca famalicense, Paulo Cunha, lembrou que a nova direcção terá pela frente vários desafios, que “serão certamente ultrapassados com o trabalho, o empenho e a força desta equipa e os resultados acabarão por aparecer”.
Paulo Cunha salientou ainda que a câmara municipal está “sempre presente no dia-a-dia das corporações de bombeiros do concelho, nos bons e nos maus momentos”, referindo que os bombeiros de Riba de Ave podem “contar sempre com o apoio municipal”.
Neste âmbito, recordou a política de apoio à Protecção Civil, através da atribuição anual de um subsídio no valor de 90 mil euros a cada uma das três corporações do concelho.
A nova presidente da direcção da AHBVRA não escondeu que o momento é de “grandes dificuldades”, mas adiantou que “o trabalho não será desenvolvido em espírito de sacrifício, mas antes com vontade própria, empenho e responsabilidade para elevar esta instituição aos níveis de prestígio que merece”, disse Maria José Gonçalves.
A responsável lembrou que a corporação presta serviços em duas freguesias do concelho de Guimarães (Guardizela e Serzedelo), pelo que também solicitou apoio à autarquia vimaranense (representada na tomada de posse). Os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave (BVRA) abrangem as freguesias de Bente, Carreira, Delães, Oliveira Santa Maria, Oliveira S. Mateus, Pedome e Riba de Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Recorde-se que o novo quartel dos BVRA foi inaugurado em Setembro do ano passado.
Fonte: Correio do Minho