Hoje, pelas 14h00 abateu-se sobre Lamego um diluvio e bastou 50 minutos de chuva intensa para provocarem inúmeros prejuízos, em todo o Concelho onde foi necessário a intervenção de mais de 30 Bombeiros apoiados por 14 veículos, duas maquinas da Proteção Civil, funcionários do Município e outros meios Operacionais.
Muitas casas ficaram inundadas, ruas ficaram intransitáveis, e quatro pessoas que eram apoiadas pela Associação AGIR ficaram sem alojamento.
Houve casos das Pessoas que tiveram que ser realojadas provisoriamente até que na habitação seja garantida a segurança para os proprietários.
De acordo com o Comandante dos Bombeiros de Lamego - Nuno Carvalho a situação fez acionar todos os meios adicionais em articulação com o Chefe de Gab. Manuel Coutinho - Protecção Civil Municipal , nos vários Teatros de Operações, tendo feito um balanço provisório de toda a situação, positivo face à hora e aos meios necessários.
Houve dois veículos ligeiros que foram arrastados pela forte corrente que desceu em direção ao Rio Douro na localidade de Moledo – Penajoia, resultando em prejuízos avultados.
As EN 2 e a Estrada Municipal já foram abertas a circulação e concluídos os trabalhos de limpeza da via.
Foram solicitadas e consequentemente atendidas cerca de mais de meia centena Ocorrências ao Corpo de Bombeiros de Lamego.
Agentes de Proteção Civil envolvidos: Bombeiros Voluntários de Lamego – Proteção Civil Municipal – Polícia de Segurança Pública – Guarda Nacional Repúblicana.