Uns Com Tanto e os Outros… - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 10 de março de 2015

Uns Com Tanto e os Outros…

Outro dia estava ali no largo da vila e vi chegar uma ambulância amarela para uma súbita. 

E quem estava ao meu lado, que pelos vistos pouco ou nada sabe de bombeiros, disse logo que tinha chegado o INEM. E eu disse-lhe que não era bem assim. E pedi-lhe para ler bem o que vinha escrito na porta. Ela ficou espantada em ver o nome dos bombeiros cá da terra e disse-me que pensava que era mesmo o INEM, por que também é assim que costuma muitas vezes ler nos jornais e ouvir nas televisões. 

Ninguém fala dos bombeiros dizem é que é o INEM. E eu respondi-lhe que às vezes até pode ser o próprio INEM mas que na grande maioria dos casos são mesmo os bombeiros a trabalhar com as ambulâncias que o INEM lhes entrega.

A pessoa então disse-me que era uma boa ideia o INEM entregar aos bombeiros as ambulâncias mas que nesse caso deviam por as letras INEM mais pequenas e as letras dos bombeiros maiores. Era mais sério que assim fizessem. Oiçam senhores do INEM.

A mesma pessoa depois perguntou-me se sabia o que tinha vindo no jornal acerca do aumento dos seguros para dar mais dinheiro para o INEM. Explicou-me então que os seguros vão ficar mais caros no próximo ano para o INEM receber mais 20 milhões. Perguntou-me então se os bombeiros, já que trabalham tanto para o INEM como se sabe, se também vão receber parte desse dinheiro. 

Disse-lhe que não sabia mas disse-lhe logo que duvidava até por que estão para entregar mais ambulâncias aos bombeiros, substituir outras já velhas e nada disso tem acontecido. Ela disse-me que também não acredita por que à beira da sua casa até lhe parece que há ambulâncias do INEM à espera de serem reparadas e nada.

E a tal pessoa lembrou-me que os bombeiros como também pagam seguros também vão ajudar o INEM com o aumento dos mesmos. E lembrou-me o título do jornal, “Seguros mais caros para pagar INEM”.

E eu que já ando nisto há tantos anos cada vez vou percebendo menos o que se passa. Se calhar o INEM foi dando passos maior que a perna. Se antigamente se dizia que o INEM tinha dinheiro a rodos e que, dizia-se, até tinha chegado a pagar os carros oficiais dos ministros da Saúde, como é possível que agora não tenha dinheiro.

A tal pessoa disse-me que na notícia dizia que 99 por cento do dinheiro do INEM vinha agora dos seguros. E o Orçamento de Estado agora não dá nada diretamente perguntou-me a dita pessoa. Eu disse que não sabia mas parecia que era assim. E ela disse-me que também não percebia mas que lhe parecia que havia uns com tanto e outros com pouco. Neste caso os bombeiros. A pessoa despediu-se de mim, desejou-me Bom Natal e eu retribuiu. E também vos desejo o mesmo a todos vós aí nas vossas terras e quartéis.

Crónica do Bombeiro Manel in Jornal Bombeiros de Portugal