Sessão Técnica Final de Análise dos Incêndios Florestais 2014 - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 25 de março de 2015

Sessão Técnica Final de Análise dos Incêndios Florestais 2014

Decorreu no passado dia 21 de março, no CNEMA, em Santarém, a Sessão Técnica Final de Análise dos Incêndios Florestais 2014, sessão que culminou com a entrega de equipamentos para operação na rede SIRESP a Corpos de Bombeiros dos 18 distritos do país.

O Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal - SIRESP, visa dotar as forças e serviços de segurança, emergência, proteção civil e socorro, de uma rede única de comunicações, a nível nacional.

A existência desta rede nacional permite, ainda, satisfazer, de forma eficiente, os requisitos operacionais daquelas forças e serviços, garantindo a qualidade, a fiabilidade e a segurança das comunicações, bem como a racionalidade dos meios e recursos existentes.

A exploração da rede pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pelos Corpos Bombeiros, iniciada em 2007, num projeto-piloto envolvendo os Corpos de Bombeiros do Distrito de Santarém, tem hoje uma expressão absolutamente nacional. 

Para este ano foram adquiridos 6856 rádios, incluindo terminais das tipologias base, móveis e portáteis, no contexto de uma candidatura do Ministério da Administração Interna, concretizada através da parceria entre a ANPC e a Secretária-geral do MAI ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

O encontro, presidido pela Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, acompanhada pelo Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, contou com as presenças do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Major-General Francisco Grave Pereira, Diretor Nacional de Bombeiros da ANPC, Pedro Lopes, Presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, e do Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, José Ferreira.