Decorreu ontem na cidade de Penafiel o desfile apeado e motorizado dos Bombeiros do concelho, Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios.
No final, decorreu no pavilhão de feiras e exposições, a tradicional sessão solene onde discursaram as principais entidades, a comandante dos Bombeiros de Entre-os-Rios, Isaura Rocha, fez questão de salientar no seu discurso algumas lacunas que entendeu serem fulcrais e urgentes resolver, num discurso directo e conciso, Isaura Rocha, fez questão de alertar para problemas existentes nos corpos de bombeiros e que carecem de resolução urgente.
Deixamos aqui o discurso da comandante dos Bombeiros de Entre-os-Rios, Isaura Rocha:
Como sabem discursar não é certamente um dos meus pontos fortes, pois deixo sempre o coração falar mais alto, contudo, este é um dos nossos dias e por isso quero deixar algumas palavras de gratidão aos nossos bombeiros.
Estou no mundo dos bombeiros “á pouco tempo”, faz este ano apenas 21 anos, mas mesmo assim, há bombeiros nesta sala que me viram nascer e acompanharam não só a minha infância mas também o meu percurso nos bombeiros. Habituei-me desde criança a ver os bombeiros como Super Heróis, como pessoas de grande altruísmo e no presente, continuo a vê-los assim.
Os nossos bombeiros neste momento são uns Super Heróis pois apesar das injustiças, ingratidões, incompreensões, desigualdades de direitos, excessiva legislação de imposições, obrigações, deveres que não estão de todo, equilibradas com a descomunal falta de legislação sobre direitos e benefícios, continuam a cumprir o serviço operacional, a socorrer ao toque da sirene e a servir a bem da nossa população...
Aos bombeiros neste momento, as palavras de obrigado e reconhecimento por si só, não são suficientes, temos que agir com urgência, temos que motivar os nossos bombeiros, temos que os mimar, dar-lhes benefícios, reconhecimento perante a sociedade, destaca-los e porque não, DAR-LHES EMPREGO.
As Associações Humanitárias, os Corpos de Bombeiros, vivem neste momento com muitas dificuldades, também sei que poderá ser um espelho de muitas outras Instituições, Associações e Empresas, mas os bombeiros são “APENAS” as pessoas que voluntariamente estão ao serviço da população 24h por dia e 365 dias por ano e como eu costumo dizer às vezes para nós o dia ainda tem mais uma hora extra.
O ano passado frisei que a emigração era uma das minhas maiores preocupações e disse que temia pelo voluntariado, este ano, digo que as preocupações mantêm-se e peço à nossa Câmara Municipal para de alguma forma tentar segurar os nossos bombeiros, através do IEFP, das empresas locais, criar motivos para que empregar um bombeiro seja um beneficio e não o contrário.
Todos nós sabemos o que é ser bombeiro voluntário, não digo que os bombeiros são a minha 2ª ou 1ª casa, digo que os bombeiros fazem parte da minha família e como família só tenho uma...
Agradeço a todos o privilégio de poder comandar Homens e Mulheres Super heróis e obrigado por tornarem o dia municipal do bombeiro numa data tão especial.
A todos o meu muito obrigado e um bem hajam.