Joaquim Matias revelou na última assembleia geral que o edifício não tem licença de utilização. A regularização da situação, a par da renegociação do acordo de empresa com o STAL, são duas das prioridades do reeleito presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC).
A falta de licença de utilização impede os voluntários de se candidatarem a fundos comunitários, nomeadamente ao alargamento do quartel “Foi para mim uma surpresa, a direcção mandou fazer um projecto para ampliação do quartel, que já recolheu parecer favorável da ANPC (Autoridade Nacional de Protecção Civil), e agora que nos preparávamos para fazer a candidatura a fundos comunitários, verificamos que não tendo esses documentos não podemos apresentar a candidatura a fundos comunitários, confesso que fiquei muito aflito”, confessa Joaquim Matias.
A direcção esta a efectuar o projecto para o apresentar ao departamento de urbanismo da Câmara da Covilhã para posterior aprovação. Este é um dos dossiers prioritários da direcção reeleita, a par da renegociação do contrato de empresa com o STAL “ou o sindicato se senta a mesa para renegociar isso tudo ou nós deixamos cair o acordo que é lesivo para a corporação”. Joaquim Matias deixa dois exemplos “se eu hoje tiver necessidade de contratar uma funcionária para o sector da limpeza tenho que ouvir o sindicato, outro exemplo, os nossos motoristas encontraram uma figura que no nosso entender não é a mais correcta para lhes pagarmos as deslocações que fazem nos serviços de longo curso dentro do seu horário normal de trabalho”.
A renovação da frota automóvel também vai merecer a atenção da direcção “Há viaturas na corporação com cerca de 40 anos com reparações mais caras do que a compra de novos veículos”.
Na assembleia geral onde foi reeleito presidente da direcção com 30 votos a favor e seis votos brancos, Joaquim Matias anunciou ainda que corporação da Covilhã foi convidada pela federação distrital para organizar a próxima gala de bombeiros do distrito que decorre no próximo dia 20 de Março . A direcção encara a realização da gala na Covilhã como o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Uma gala onde os bombeiros da Covilhã vão homenagear João Magalhães, administrador do Intermarché da Covilhã pela cooperação que tem dado à associação.
João Esgalhado vai continuar a presidir a mesa da assembleia geral e José Curto Pereirinha ao conselho fiscal.
Fonte: Radio Cova da Beira