No Bombarral o Quartel dos Bombeiros foi à Escola - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 24 de março de 2015

No Bombarral o Quartel dos Bombeiros foi à Escola


O quartel dos Bombeiros Voluntários do Bombarral mudou-se, no passado dia 17 de março, de armas e bagagens para o recinto da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó.

A iniciativa decorreu no âmbito da Semana do Agrupamento, promovida pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó entre os dias 16 e 20 de março, e teve como principal finalidade chamar à atenção da comunidade escolar para a nobre missão desempenhada pelos soldados da paz.

A última semana do segundo período letivo foi uma vez mais preenchida com enumeras atividades, de âmbito cultural, desportivo, artístico, entre outras áreas. Uma delas foi o Dia do Bombeiro – O Quartel na Escola, iniciativa promovida pelos alunos do Grupo de Primeira Intervenção.

“Com a concordância e o entusiasmo dos Bombeiros Voluntários do Bombarral e do seu comando, durante um dia o quartel mudou-se para a escola”, frisou Alberto Claudino, professor delegado de segurança.

Ao longo do dia, os alunos tiveram assim oportunidade de “contactar com os meios dos bombeiros e perceber como tudo funciona”, explicou o docente, acrescentando que se tratou de mais uma forma de “reforçarmos esta ligação extraordinária que existe há já alguns anos entre a escola e os bombeiros”.

Para além da frota dos soldados da paz, no estabelecimento de ensino esteve igualmente o veículo de comando e comunicações, do Comando Distrital de Operações de Socorro, onde funcionou a central do próprio corpo de bombeiros.

No circuito de visita ao “quartel foram apresentadas as diversas valências dos bombeiros, tendo sido explicado aos estudantes como funciona e quais os equipamentos usados nas áreas dos incêndios florestais e urbanos e na área do pré-hospitalar. A atividade incluiu ainda a realização de um exercício de desencarceramento

Salientando a mais valia desta atividade para a escola e para os alunos, Alberto Claudino espera, por outro lado, que os bombeiros possam também ter aqui a oportunidade de “recrutar alguns alunos” para as suas fileiras.

Sobre a atividade desenvolvida este ano letivo no âmbito da cooperação com os Bombeiros Voluntários do Bombarral, o docente recordou a realização de uma formação em suporte básico de vida, que abrangeu 750 alunos, a visita à Escola Nacional de Bombeiros, os workshop’s de manuseamento de extintores ou, mais recentemente, o simulacro de sismo.

Como salientou Alberto Claudino, “o Grupo de Primeira Intervenção, particularmente este ano, tem estado muito ativo e nesse sentido vamos tentando criar atividades que concretizem a boa colaboração que existe entre estas duas instituições”.

Também Pedro Lourenço, comandante dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, destacou a forte ligação existente com o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, considerando que esta iniciativa veio “consolidar ainda mais esta aproximação”.

O evento, como reconheceu, teve igualmente o objectivo de “sensibilizar os alunos para a atividade dos bombeiros, no sentido de mais tarde poderem vir a abraçar esta missão”, mas também “acabamos por pode levar esta mensagem à comunidade bombarralense, uma vez que os alunos vão, garantidamente, falar desta iniciativa aos seus pais”.

“Não basta lamentarmo-nos que temos falta de voluntários, também temos de ir à procura deles”, acrescentou.

Ainda em relação aos voluntários, Pedro Lourenço refere que “neste momento estamos com 67 bombeiros no quadro ativo mas o ideal seria chegar aos 90”, frisou o comandante.

Fonte: Comercio e Noticias