Dispositivo Apaga Incêndios Usando Ondas Sonoras (Veja o Video) - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 26 de março de 2015

Dispositivo Apaga Incêndios Usando Ondas Sonoras (Veja o Video)


Seth Robertson e Viet Tran, dois estudantes de engenharia de Virgínia, nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo capaz de apagar incêndios a partir de ondas sonoras. O aparelho usa ondas na faixa de 30 a 60 Hz, audiíveis para os ouvidos humanos.

O conceito básico do projeto é de que as ondas sonoras são também ondas de pressão e deslocam parte do oxigênio quando viajam através do ar. O elemento é um comburente, ou seja, reage com um combustível e gera o fogo. Em determinada frequência, as ondas são capazes de separar o oxigênio do combustível no fogo. “A onda de pressão vai e volta, agitando o ar em volta. O espaço gerado é suficiente para evitar que as chamas voltem a acender”, explica Tran.

Depois de um ano de tentativas o resultado é um gerador de som de US$ 600 que pode apagar diferentes tipos de incêndio. Ee conta com um gerador de frequência, um colimador (para direcionar as ondas) e um pequeno amplificador.

 A dupla obteve a patente provisória do sistema e pretende testar a tecnologia em outros materiais inflamáveis. Por enquanto, o ‘extintor’ só pode apagar incêndios gerados com álcool. "Queremos fazer mais testes para ver se é preciso mudar a freqüência para apagar outros materiais antes de desembolsar milhares de dólares para e obter uma patente permanente", afirma Tran.

Embora tenha sido originalmente pensado como dispositivo para apagar incêndios de cozinha e em naves espaciais, o Corpo de Bombeiros da Virgínia já pediu para testar a tecnologia. Para eles, o conceito pode substituir produtos tóxicos utilizados em extintores comuns.

Confira como funciona o projeto: