Bombeiros de Valongo Vão Celebrar 122 Anos - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 26 de março de 2015

Bombeiros de Valongo Vão Celebrar 122 Anos


Os Bombeiros Voluntários de Valongo vão comemorar nos dias 16,17 e 18 de abril o seu 122º aniversário. Bruno Fonseca é comandante do corpo ativo e fomos falar com ele para sabermos mais sobre a associação aniversariante, nomeadamente no que se refere aos homens e mulheres que dia a dia se esforçam por tornar a área que cobrem mais segura.

Importante na função de Bruno Fonseca é garantir que os soldados da paz valonguenses tenham formação. Diz ele que “antes de entrarem em funções há necessidade de formação e muito treino. Os tempos mudaram e quem exerce funções tem de ser profissional nas suas competências. Trata-se de um trabalho que não pode parar, com a dotação de equipamentos mais modernos e alteração do próprio funcionamento, temos de apostar sempre na formação. Temos cerca de 30 mulheres no corpo ativo e as condições para elas tiveram de ser melhoradas”.

O leque de formadores interno dos BVV é importante para que formação seja continua, diária mesmo e que abrange desde os cadetes até aos bombeiros em ativo e também vários tipos de acção, desde os incêndios florestais e urbanos até por exemplo acções de desencarceramento.

A aposta em melhores condições tem sido uma constante, como é o caso de recente aquisição de nove dezenas de cacifos adequados, num investimento de dezoito mil euros. Bruno Teixeira refere o apoio da direcção: “Estão lado a lado connosco e só não fazem mais porque não podem, há entidades com os pagamentos dos nossos serviços com muito atraso, o que dificulta o trabalho da direcção, mas isso não tem impedido o investimento naquilo que é necessário”.

Há pouco tempo o trabalho dos voluntários de Valongo foi elogiado, aquando do incêndio no hospital de Valongo. A administração do Hospital aprovou um louvor à corporação e o trabalho efetuado foi reconhecido por todos. “Mais uma vez a formação e treino vieram ao de cima, numa situação concreta. Todos os operacionais que estiveram no hospital de Valongo têm formação adequada. A equipa de primeira intervenção foi excelente, estiveram debaixo de alta temperatura, correndo riscos inerentes à situação. Também a triangulação com o INEM correu muito bem”, acrescenta o comandante.

Recentemente os BVV receberam da Câmara de Valongo 49 equipamentos de protecção individual para incêndios florestais e esperam receber outros tantos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que esperam que cheguem antes da época de incêndios.

No que se refere a equipamento individual de incêndios urbanos, está prevista a aquisição até final do ano de 70 equipamentos, num custo que chegará aos 70 mil euros. Têm decorrido algumas ações de angariação de fundos, cujo objetivo é angariar verbas para esse fim. Diz Bruno Fonseca que “apesar dos atrasos nos pagamentos do INEM e outras entidades, cujo valor é superior a 150 mil euros, a direcção tem feito tudo para que as condições sejam as melhores. O presidente da direcção já foi comandante e tem uma noção clara das necessidades”.

Com quase noventa elementos no corpo ativo, as necessidades começam a ser satisfeitas, mas há sempre necessidade de renovação. Ainda recentemente foram “empossados” mais duas dezenas de elementos.
Quanto ao programa de aniversário, irá constar de várias actividades, sendo o mais importante a distinção de vários bombeiros com 5,10,15 e 20 anos de actividades e a condecoração especial de alguns elementos.

Fonte: Jornal Novo de Valongo