O dia de São João de Deus, padroeiro dos bombeiros, teve um início "acidental" para os integrantes do parque de Pontevedra. Assim o reconheceu o chefe do serviço, Manuel Torres, no início do ato público que comemoravam esta festividade. "Que isto não seja um motivo para interromper nossas atividades", pedia aos participantes. Todos sabiam o que aconteceu e não havia ninguém que não falasse disso, compartilhando fotos que chegavam através das redes sociais.
Mas logo eles 'corrillos' deram lugar a uma maior solenidade. Manuel Torres quis recordar a todos os colegas que passaram por este serviço municipal, especialmente aqueles que "no tênis tantos meios materiais como Temos nós agora" e porque era "gente muy disciplinada e com um compromisso muy grande com ele pueblo" ajudaram a que esta profissão seja "reconocida" pelos cidadãos.
O chefe de Bombeiros mostrou o seu "orgulho" por dirigir uma unidade que tem "muy buena imprensa", algo que, segundo destacou "o é porque seamos unos figuras", mas precisamente pelo trabalho que desempenharam as gerações anteriores. Daí que tenha pedido a seus companheiros, atualmente um total de 39 pessoas, um "esforço" para que dentro de alguns anos as pessoas, quando se retirem "hablen igualmente bien de nós".
Além disso, expressou a "gratidão" que sentem os bombeiros pontevedreses para todas as forças e corpos de segurança que desempenham o seu trabalho na cidade, ao agrupamento de voluntários de Defesa Civil - "um corpo Hermano para nós", dixo- e todas as instituições públicas e privadas que colaboram com cada um dos seus dispositivos.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Pontevedra, Miguel Ángel Fernández Lores, afirmou que o governo municipal se sente "orgulhoso" de seu corpo de Bombeiros. Afirmou que todos os cidadãos "têm direito a um serviço público profissional e em que horário o saber fazer" e, neste sentido, reiterou que este parque é uma "garantia" de que os cidadãos de todo o município "estão bem atendidos".
Por isso, apesar de reconhecer que na Câmara Municipal de Ponte Vedra "não sobre o dinheiro", devido à situação económica geral do país, avançou que estão dispostos "fazer um esforço" para continuar dotando o material mais adequado para o serviço. Na verdade, lembrou que em breve juntar-se ao parque móvel dos Bombeiros duas novas unidades.
Placa comemorativa ao clube NAVAL
Durante o ato, os Bombeiros de Pontevedra quiseram agradecer a colaboração que presta o Clube Naval. Manuel Torres explicou que desde que o corpo tem uma unidade de resgate aquático, a directiva foi um "pilar fundamental" no seu funcionamento, ao abrir mão de forma desinteressada dois lugares de amarração para suas embarcações. Fez-entrega de uma placa comemorativa.
