Os Bombeiros Voluntários de Samora Correia vão comemorar o seu 40º aniversário no próximo domingo, 29 de março, a partir das 16 horas, numa cerimónia que será a primeira a decorrer no quartel-sede da associação depois da sua inauguração, há três anos.
Segundo um comunicado da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia (AHBVSM), o ato será marcado pela "contenção financeira", uma vez que, "com a transferência para o novo espaço, os bombeiros viram aumentar as despesas de manutenção e funcionamento, ao mesmo tempo que algumas receitas desceram por força da conjuntura de crise na região e no país".
"A situação financeira é estável graças à colaboração dos voluntários com e sem farda, e ao apoio da Câmara de Benavente, e das empresas e população de Samora Correia", explica José Pedro Ferro, o presidente da AHBVSM.
Durante o evento, que é aberto aos sócios e a toda a população, serão distinguidos os bombeiros e órgãos sociais com mais anos de serviço e os voluntários que mais se distinguiram pela sua dedicação, empenho, compostura e apresentação no corpo ativo, sendo-lhes atribuídas as medalhas de mérito da Liga dos Bombeiros Portugueses e do município de Benavente.
Quinze novos infantes, com idade entre os 6 e os 14 anos, vão também receber os distintivos perante a participação da Escola de Cadetes, com jovens dos 15 aos 18 anos, e "que são o garante da continuidade do voluntariado, assegurado por mais de meia centena de mulheres e homens que diariamente servem uma comunidade de 17.500 habitantes numa área territorial de mais de 320 quilómetros quadrados", acrescenta o mesmo comunicado.
A Associação foi fundada a 1 de março de 1975, quando um grupo de samorenses promoveu uma subscrição pública para adquirir a primeira ambulância da então vila de Samora Correia, em nome da Associação de Assistência de Samora Correia, que mais tarde deu lugar à AHBVSC.
Hoje, associação dispõe de "um quartel com dignidade e conforto para os bombeiros e de um conjunto de viaturas e equipamentos capaz de responder com eficiência às necessidades básicas na prestação do socorro e no combate aos incêndios", garante o comandante, Miguel Duarte Cardia.
Fonte: Rede Regional