Idoso Obrigado a Fugir para a Varanda para Escapar a Incêndio - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Idoso Obrigado a Fugir para a Varanda para Escapar a Incêndio


Um fogo numa habitação situada em Vilela, Paredes, ameaçou, na madrugada desta segunda-feira, a vida de um homem de 79 anos. Albino Leite reside sozinho numa moradia e foi obrigado a fugir para a varanda para poder gritar por ajuda. A rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Lordelo impediu males maiores.

O fogo terá tido origem num curto-circuito numas lâmpadas de Natal que enfeitavam a imagem da Nossa Senhora de Fátima, colocada num canto da sala de estar.

Fogo deflagrou de madrugada

Albino Leite reside sozinho numa habitação situada na Avenida São José, em Vilela. Nesta segunda-feira, quando os ponteiros do relógio ainda não marcavam 5h00, o idoso estava a dormir num dos quartos. De repente, apercebeu-se de que algo não estava bem. “Ouvi um grande barulho e vim ver o que se passava. Quando abri a porta do quarto levei logo com o fumo”, conta.

O septuagenário recorda que, de imediato, regressou ao interior da divisão, pegou na roupa e fugiu para a varanda. “Foi na varanda que me vesti e gritei por ajuda”, diz.

Os pedidos de ajuda foram ouvidos pelos vizinhos que, de imediato, chamaram os Bombeiros Voluntários de Lordelo. Os primeiros homens desta corporação ainda chegaram a tempo de evitar que as chamas destruíssem mais do que um pequeno móvel e as cortinas da sala de estar. Mesmo assim, Albino Leite garante que apanhou “um grande susto”.

Recusa voltar para França

O incêndio desta segunda-feira terá tido origem num curto-circuito numas lâmpadas de Natal que enfeitavam a imagem da Nossa Senhora de Fátima. Imagem essa que estava em cima de um móvel colocado num canto da sala de estar.

Foi desse local que partiu a maior parte do fumo que ‘pintou’ a negro as paredes e tectos da residência. Por esse motivo, o primeiro andar da casa não apresenta condições para continuar a acolher o idoso. Na manhã desta segunda-feira, Albino Leite ainda ponderava instalar-se no rés-do-chão ou mudar-se, até que a habitação seja reparada, para casa de familiares.

O septuagenário vive sozinho em Vilela desde Maio do ano passado. Nessa altura, decidiu regressar de França, país para o qual emigrou há 45 anos e onde trabalhou como carpinteiro. Nem o facto de os sete filhos e a esposa continuarem a viver em França impediu Albino Leite de voltar. E mesmo depois do susto provocado pelo incêndio assegura que não sai de Vilela.

Fonte: Verdadeiro Olhar