Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova Apostam na Instrução Contínua - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova Apostam na Instrução Contínua

Numa sociedade que vive em constante mudança, cada vez mais exigente e cada vez mais informada, onde os Bombeiros assumem um papel cada vez mais preponderante no que diz respeito ao socorro às populações, é preciso estar-se preparado para desempenhar essa função cada vez mais e melhor. 

Sendo no Bombeiro que muitas das vezes se depositam as últimas esperanças de salvação, essa responsabilidade confere a este profissional um papel de extrema importância na sociedade. Dele se espera prontidão, empenho, profissionalismo, atitude, competências e conhecimentos. 

Assim, a formação tem sido, a par da aquisição de equipamentos, a grande aposta da Direcção e do Comando desta Corporação. Anualmente é preparado criteriosamente todo o plano de formação da corporação e, a partir deste ano, também um plano de instrução contínua. Preparar para melhor servir a população do nosso concelho de considerável dimensão, é o objectivo primordial.

Desta forma, arrancou ontem, dia 22 de Janeiro de 2015, pelas 21 horas, a Instrução Geral Contínua no quartel dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, com a presença de 36 Bombeiros do quadro activo da corporação. Relembrar e actualizar conhecimentos, técnicas e conceitos sobre toda a actividade desenvolvida por estes Homens, 365 dias por ano, é um dos principais objectivos desta actividade que visa a instrução e a formação contínua neste Corpo de Bombeiros.

Esta iniciativa partiu do Comando dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova que considera ser de extrema importância a revalidação e a actualização dos conhecimentos do Corpo Activo, de forma a melhor qualificar sempre os seus Bombeiros e a torna-los mais competentes para agir e reagir perante as mais variadas situações de socorro com que se deparam diariamente. O modelo de instrução implementado procura adaptar-se às necessidades dos Bombeiros Voluntários, permitindo ainda a cada operacional cumprir as 40 horas de instrução por ano, legalmente exigidas. 

O tema abordado no dia de ontem foi a “Organização e Estrutura dos Corpos de Bombeiros”.

Na próxima semana, acontece já a segunda sessão de Instrução Contínua, que será teórico-prática, cuja temática a abordar será a emergência pré-hospitalar. É esperada a presença dos mesmos elementos e de todos os restantes que não tiveram oportunidade de estar presentes no dia de ontem. 

O Comando dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova agradece a presença de todos os elementos presentes na primeira sessão e relembra a importância de continuarem a comparecer. Porque para nós, Bombeiros, a instrução e a formação devem constituir sempre uma prioridade!