O Instituto Nacional de EmergĂȘncia MĂ©dica emitiu, esta quinta-feira, um conjunto de alertas sobre os cuidados a ter com o frio, avisando que crianças e idosos sĂŁo os grupos particularmente vulnerĂĄveis.
Tendo em conta a previsĂŁo de queda acentuada de temperatura nos prĂłximos dias, o INEM recorda que a exposição a baixas temperaturas, no interior ou exterior, pode causar "riscos sĂ©rios ou letais para a saĂșde".
Mesmo dentro de casa, o INEM avisa que Ă© necessĂĄrio ter cuidados na utilização de lareiras e outros sistemas de aquecimento, uma vez que aumenta o risco de incĂȘndio e de intoxicação por monĂłxido de carbono.
A hipotermia (temperatura do corpo excessivamente baixa) Ă© uma das emergĂȘncias mĂ©dicas relacionadas com o frio, situação classificada como perigosa e que afeta sobretudo idosos com fraca alimentação ou pouca roupa, bebĂ©s que dormem em quartos frios, pessoas que ficam muito tempo ao ar livre e consumidores de ĂĄlcool e drogas.
Tremores, exaustĂŁo, mĂŁos inquietas, sonolĂȘncia, perda de memĂłria ou fala lenta sĂŁo os principais sinais de aviso da hipotermia em adultos, enquanto nas crianças se deve ter atenção Ă pele muito vermelha e fria e Ă apatia.
Perante estes sinais, deve procurar-se ajuda mĂ©dica ou ligar o 112 em caso de emergĂȘncia, alĂ©m de procurar aquecer a pessoa.
O INEM emite ainda alertas sobre queimaduras provocadas pelo frio, que podem ser reconhecidas por uma ĂĄrea da pele branca ou acinzentada, pele invulgarmente firme ou cerosa e por formigueiro.
Também nestas situaçÔes é necessårio procurar ajuda médica.
As autoridades de saĂșde emitiram ainda um alerta, publicado no Portal da SaĂșde, com recomendaçÔes prĂĄticas para vagas de frio intensas.
Cobrir a cabeça e proteger as mãos, consumir bebidas e refeiçÔes quentes, manter-se ativo, tentar manter uma temperatura interior a rondar os 20 graus e vedar bem janelas e portas são algumas das principais recomendaçÔes.
Na segunda-feira, o Instituto PortuguĂȘs do Mar e da Atmosfera avisou que as temperaturas mĂnimas começariam a descer gradualmente no inĂcio da semana devido a uma massa de ar frio, prevendo-se que sexta-feira se atinja um valor de temperatura mĂnima na casa dos 0 graus, ou mesmo abaixo, em especial nas regiĂ”es do norte e centro.
Fonte: JN