André Filipe Silva estava com um grupo de atletas, em Drave, na serra da Freita, Arouca, a praticar BTT quando caiu numa ravina com cerca de 10 metros, por volta das 14h00 de ontem. Sofreu várias fraturas nas costas, foi resgatado e transportado, em estado grave, para o hospital de Santa Maria da Feira.
O homem, de 32 anos e residente em Lourosa, Feira, "apresentava fraturas múltiplas", confirmou ao CM o comandante Floriano Amaral, dos Bombeiros de Arouca.
O estado da vítima e o facto de a zona onde a queda aconteceu ser de difícil acesso obrigaram à intervenção de um helicóptero Kamov da Proteção Civil, que transportou o atleta para o hospital.
"É um sítio extremamente isolado, no meio da serra, onde não há grandes acessos e só é possível lá chegar com veículos todo-o-terreno", disse o responsável.
A queda ocorreu numa zona muito acidentada, onde o clima húmido dos últimos dias deixou o terreno rochoso molhado – o que pode ter sido uma das causas do acidente. A bicicleta de André Filipe Silva poderá ter resvalado e o atleta caído para a ravina.
A vítima foi assistida por 12 bombeiros e uma equipa de Suporte Básico de Vida de Arouca, com ajuda da Viatura Médica de Emergência da Feira.
O homem só foi transportado para o Hospital de S. Sebastião mais de duas horas após a queda, por volta das 16h30, com a chegada do helicóptero Kamov. A serra da Freita, em Arouca, tem sido muito procurada por praticantes de BTT.
Fonte: Correio da manha