Águeda: Bombeiros Voluntários Festejaram 80 Anos - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Águeda: Bombeiros Voluntários Festejaram 80 Anos

Os Bombeiros Voluntários de Águeda (BVA) comemoraram 80 anos no passado domingo, 21 de Dezembro, apresentaram mais quatro novas viaturas e inauguraram a redoma de vidro onde passa a estar exposta o Pronto-Socorro Fargo Chrysler, primeira viatura da corporação.

As quatro novas viaturas - duas ambulâncias, um carro de resgate e um carro de fogo - obrigaram a um investimento na casa dos 105.000 euros (subsídio camarário de 20.000) e foram baptizadas com os nomes de João Paulo Carneiro, da Associação Empresarial de Águeda (AEA), dos Órgãos Sociais de 2012/2014 (em final de mandato) e de João Canas (recebeu, também, a medalha de 20 anos de serviços prestados nos BVA).

“Era da mais elementar justiça homenagearmos o médico João Paulo Carneiro, que tem servido, gratuitamente, esta instituição; os empresários locais, na sua associação, pelo contributo inestimável que nos têm prestado; e o nosso 2º. comandante, no dia em que recebeu a medalha de 20 anos de dedicados serviços a esta casa”, justificou José Manuel Rolim. 
 
O presidente da direcção dos BVA referiu-se, depois, à redoma de vidro onde passa a estar exposta a denominada “relíquia” - a primeira viatura da corporação, adquirida em 1935 -, como “um sonho que esboçámos em 1996 e que concretizamos 18 anos depois: dar dignidade à nossa Fargo Chrysler, por aquilo que representa para a história da instituição e de Águeda”.

Candidatura para
obras de 350.000 euros

“Os BVA viveram um ano razoável - para o qual contribuiu um Verão com poucas ocorrências -, com uma actividade interna sem problemas, dentro da normalidade que tem caracterizado esta casa”, frisou José Manuel Rolim, que leva 13 anos na presidência da direcção, sublinhando, depois, “a situação financeira satisfatória, que nos permite encarar outros objectivos que estão em mente há algum tempo”.
José Manuel Rolim deu conta de “uma candidatura aos fundos comunitários, para que possamos avançar para as obras que nos permitirão transferir os actuais dormitórios, do rés-do-chão para o primeiro andar do quartel-sede, num investimento que andará na casa dos 350.000 euros e cuja empreitada poderá arrancar no Verão de 2015 (Julho ou Agosto)”.
A intervenção projectada permitirá “a construção de 20 quartos, com duas camas em cada um deles, e com a preocupação de dotarmos o quartel-sede de equipamentos que nos permitam seguir pela via da eficiência energética, em tempos de poupança que não podemos descurar”, adiantou o presidente dos BVA.

Recandidatura
está em aberto

A recandidatura dos actuais órgãos sociais a um novo mandato de três anos (2015/2017), nas eleições do primeiro trimestre do próximo ano, ainda não está decidida, mas José Manuel Rolim deixou em aberto essa possibilidade: “Queremos fechar este mandato da melhor forma possível e, depois, logo veremos...”, disse o actual presidente com um sorriso de satisfação pelo trabalho realizado nos últimos anos.
“Não estamos, de modo algum, agarrados aos cargos directivos, mas assumiremos sempre as nossas responsabilidades enquanto associados de uma instituição que aos 80 anos se pode orgulhar do percurso trilhado”, acrescentou José Manuel Rolim, de olhos já fixados “nos grandes desafios que nos esperam no futuro imediato”.

Fonte: Soberania do Povo